16 de fevereiro de 2026
DESTAQUENotíciasRio-EstadoRio-Governo

Governo do Estado reforça a Sapucaí com operação especial dos Bombeiros

Efetivo da corporação conta com 350 militares durante os desfiles das escolas de samba; atuação acontece em quatro pontos estratégicos com apoio de 11 viaturas

O Governo do Estado atua com 350 militares do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), na Marquês de Sapucaí, desde o primeiro dia de desfiles das escolas de samba. O efetivo está distribuído em quatro pontos estratégicos: Setor 1, concentração, Salvador de Sá e dispersão.

-O Carnaval é uma celebração gigantesca e exige planejamento. Estamos reforçando a Sapucaí com presença operacional, resposta rápida e estrutura completa para garantir segurança ao público, aos trabalhadores e aos desfilantes – afirma o governador Cláudio Castro.

A operação conta com equipes de intervenção rápida e com especialistas em salvamento em altura, preparados para atuar em situações que envolvam arquibancadas, estruturas metálicas e carros alegóricos. O esquema também prevê 11 viaturas posicionadas em locais estratégicos, incluindo ambulâncias, viaturas de resposta rápida, de combate a incêndio e de salvamento.

-A Sapucaí concentra milhares de pessoas e uma estrutura complexa. O nosso planejamento prioriza prevenção e pronta-resposta. Teremos equipes e viaturas em pontos estratégicos, além de militares treinados para atuar em ocorrências de altura, incêndio e atendimento pré-hospitalar – destaca o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, Coronel Tarciso Antonio de Salles Junior.

Além do efetivo no Sambódromo, em apoio aos desfiles do Grupo Especial e da Série Ouro, o CBMERJ também mantém guarnições de intervenção rápida atuando na prevenção e no apoio aos desfiles dos grupos Prata e Bronze.

Em todo o estado, os Bombeiros terão 10 mil militares de prontidão durante o Carnaval 2026. Desse total, 2 mil estarão distribuídos em guarnições de pronta-resposta, reforçando o atendimento em diferentes regiões e pontos de grande concentração de público.