Governo do Estado realiza simulado de desocupação em comunidades vulneráveis
Atividade coordenada pela Defesa Civil Estadual e Corpo de Bombeiros RJ envolveu mais de 27 mil pessoas
O Governo do Estado do Rio de Janeiro realizou um simulado de desocupação em 18 comunidades vulneráveis, neste sábado (29/11), Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres. A atividade foi coordenada pela Secretaria de Estado de Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro e impactou cerca de 27 mil pessoas de 17 municípios.
– Investimos forte, nos últimos anos, em tecnologia voltada para a prevenção, em modernização de equipamentos, em aquisição de viaturas, na capacitação dos nossos agentes e militares a fim de evitar tragédias. Os simulados também são parte importante dessa preparação. É fundamental que a população saiba o que fazer em uma situação crítica. Isso pode salvar muitas vidas – afirmou o governador Cláudio Castro.
Além da mobilização dos moradores de áreas de risco, o exercício testou o funcionamento das sirenes do Sistema Remoto de Alerta e Alarme Sonoro instalado em todo o território fluminense e os protocolos de ações em caso de desastres ocasionados por chuvas.
Atualmente, o Governo do Estado mantém 202 sirenes e 70 pluviômetros ativos, em apoio aos municípios. Os alertas sonoros antecipam as situações de risco e garantem um tempo precioso para a evacuação rápida e eficiente das áreas afetadas.
— A Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro trabalham o ano todo, 24 horas por dia, para prevenir eventuais desastres. A preparação envolve toda a estrutura do Estado, as prefeituras e, claro, a sociedade- ressaltou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral dos Bombeiros, coronel Tarciso Salles.
Sistema de alertas e preparo para emergências
Para não ser pego de surpresa, é recomendado que cada pessoa se cadastre para receber, no seu celular, os avisos e alertas de risco da Defesa Civil Estadual. Basta enviar, gratuitamente, um SMS com o CEP da sua residência para o 40199.
— A prevenção é a melhor defesa. Se a sirene for acionada, saia imediatamente. Não retorne para buscar objetos de valor. Mantenha a calma e siga para os pontos de apoio previamente indicados pelos agentes da Defesa Civil — recomendou o coronel Tarciso Salles.
Ao longo do ano, a Defesa Civil estadual promove uma série de atividades, incluindo simulados de desocupação em escolas, ações integradas com secretarias estaduais, testes do sistema de alerta e alarme, simulados de mesa e atividades de capacitação nos municípios, além da apresentação da versão atualizada do Plano de Contingência para Chuvas Intensas.

