Governo do Estado promove festa junina no Centro Dia

Com direito a casamento e comidas típicas, idosos se vestiram a caráter e comemoraram o festejo

Casamento com tudo que tem direito, inclusive padrinhos. Foi assim que começou a festa junina dos idosos que frequentam o Centro Dia Levy Miranda, que funciona dentro do Abrigo Cristo Redentor, na zona norte da cidade. Com músicas, pescaria, brindes, e comidas típicas, os 13 idosos que são atendidos no local puderam curtir, mais uma vez, uma festa junina no Abrigo.

No dia 14 de junho, os acolhidos já tinham participado de uma super festa com a temática junina, com muitas prendas e roupas a caráter. Agora, os festejos foram somente para o pessoal do Centro Dia. E, diferente dos seus “vizinhos”, eles decidiram que teriam um casamento.

“Eu propus fazer algo somente para eles, algo mais íntimo. A equipe topou a proposta na hora e assim surgiu esse evento maravilhoso. Quando comentei com eles da gente fazer uma festa junina, eles logo se animaram. Começaram a dar sugestões, e o casamento foi ideia deles mesmos. Pouco tempo depois, a gente já tinha o padre, o noivo e a noiva, e até os pais da noiva”, falou a professora de educação física, Ilza Pereira.

Os “noivos” tiveram tudo que tinham direito! De véu e vestido branco, a noiva entrou junto com o noivo e houve uma “cerimônia” abençoada pelo padre Claudionor Caetano, de 86 anos. Seu Claudionor é frequentador do Centro Dia há 6 meses.

“Adoro casamento, já fui casado por 56 anos. Por isso adorei ser padre e celebrar essa união”, disse ele.

Já a “esposa”, dona Laurinda Pereira, de 88 anos, disse que amou participar da brincadeira. Para ela o seu par não poderia ter sido outro, pois o “marido”, seu José Antônio, é um dos seus amigos mais próximo no Centro Dia.

Junto com a festa junina, em um outro espaço, estava acontecendo a festa mensal de aniversário. Todos os meses, na última quarta-feira do mês, o Abrigo realiza uma festa para comemorar o aniversário dos abrigados.

Sobre o Centro Dia Levy Miranda

Centro Dia Levy Miranda é um espaço destinado a atender a pessoa idosa, de ambos os sexos, com grau de dependência leve ou moderada, composto por equipe técnica multidisciplinar. O Centro Dia contribui para o processo de envelhecimento saudável, o desenvolvimento da autonomia e da sociabilidade, o fortalecimento dos vínculos familiares, o convívio comunitário e a prevenção de situações de risco social.

No Centro Dia, que fica dentro do Abrigo Cristo Redentor, familiares podem deixar o idoso a partir das 8h da manhã e buscá-lo às 17h. Dessa forma a família pode trabalhar e/ou estudar tranquilamente, pois o idoso estará sendo acompanhado cuidadosamente durante esse período.

Eles recebem todas as refeições do dia, contam com atendimento psicológico, médico e atividades de lazer. Além de interagirem entre si, aumentando a sua autonomia e estimulando mais o cérebro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *