Governo do Estado promove a 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa no Rio de Janeiro
Encontro acontece nesta quinta e sexta-feira (11 e 12/09), na Capela Ecumênica da UERJ
Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedepi), realiza a 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. O encontro acontece nesta quinta e sexta-feira (11 e 12/09), na Capela Ecumênica da UERJ, e integra o ciclo preparatório para a etapa nacional.
— Estamos trabalhando para que a conferência seja um espaço de democracia e diálogo entre o setor público e a sociedade civil interessada em discutir políticas públicas para a pessoa idosa. É a oportunidade de reunirmos as demandas mais importantes que serão levadas ao debate nacional — explica o secretário de Juventude e Envelhecimento Saudável, Alexandre Isquierdo.
A conferência reunirá 230 delegados, sendo 183 de 68 municípios fluminenses que organizaram conferências municipais ao longo do ano, além de observadores previamente inscritos. O evento promove um espaço de participação coletiva, em que diferentes vozes se unem para discutir e propor políticas públicas que atendam às reais necessidades da população idosa. Ao final, serão eleitos os representantes do Rio de Janeiro na Conferência Nacional, marcada para os dias 5 a 8 de novembro, em Brasília.
— Durante a etapa municipal, estivemos em todas as regiões do estado, promovendo escuta, diálogo e reflexões acerca da pauta do envelhecimento. E agora temos a oportunidade de reunir todas essas pessoas para, em conjunto, definir as pautas prioritárias do nosso estado. É um momento muito importante e que, com certeza, nos renderá reflexões e ações práticas — afirma a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Lícia Mattesco.
Segundo o Panorama do Envelhecimento no Estado, estudo realizado pela Secretaria de Estado de Juventude e Envelhecimento Saudável com base no Censo Demográfico 2022 do IBGE, o Rio de Janeiro está entre os três estados brasileiros com maior percentual de população idosa. Houve um crescimento de 57,4% no número de pessoas com 65 anos ou mais. Atualmente, os idosos representam 13,1% dos moradores do estado: são 3.025.629 pessoas com 60 anos ou mais, sendo 1.763.244 mulheres e 1.262.385 homens. O levantamento também aponta a presença de 2.712 centenários em território fluminense.
Transmissão ao vivo
O primeiro dia da conferência está com transmissão pelo YouTube nos seguintes links:
Dia 11 – Manhã: https://youtube.com/live/4VJhAqwZYFE?feature=share
Dia 11 – Tarde: https://youtube.com/live/mfmUyyy6Jb0?feature=share