Governo do Estado promove 5ª e 6ª edições do Agricultura Social

Entregas em dose dupla ocorreram nos municípios de Piraí e Mendes, no Sul Fluminense

Serviços de documentação, cidadania, distribuição de mudas e estufa comunitária permanente. Essas são as principais entregas do projeto Agricultura Social, do Governo do Estado, que chegou aos municípios de Piraí e Mendes neste sábado (23/08).

A iniciativa é uma parceria entre as Secretarias de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, com execução técnica da Pesagro-Rio.

Em Piraí, a secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes, comentou sobre a entrega da estufa comunitária e a segurança alimentar.

— Seguimos trabalhando intensamente por todos os municípios e estamos atuando fortemente aqui em Piraí. Em breve iremos inaugurar o Café do Trabalhador no município, programa essencial no combate à fome no estado, que está em fase final de licitação. O Governo do Estado, as secretarias e as prefeituras estão trabalhando em conjunto para quem mais precisa.

Das 9h às 14h, na Praça Caiçara, os piraienses aproveitaram os serviços de recreação para todas as idades, oficinas de direitos humanos e documentação básica, além de apresentações culturais de alunos da Escola Municipal Epitácio Campos.

— As escolas já trabalham o plantio e o cuidado com as hortas com os alunos, então essa estufa vai agregar muito ao ensino das crianças – celebrou o prefeito de Piraí, Luiz Fernando Pezão.

A dona de casa Djcleia Vasconcelos comemorou a entrega da estufa.

— Eu moro aqui há mais de 20 anos e nunca tivemos um evento como esse. Eu nasci no campo, mas não tinha onde plantar porque moro em condomínio. Com essa estufa em frente a minha casa, vou vir sempre.

Entregas em dose dupla

Ainda neste sábado (23/08), o município de Mendes recebeu a 6ª edição do projeto. Os mendenses também aproveitaram as apresentações culturais.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Dr. Flávio, comentou sobre como após a entrega do projeto, a sensação é mais gratificante.

— O pós evento é ainda melhor, porque a estufa fica, as crianças aprendem a plantar, colher e ganham interesse pelo campo. O filho do produtor, que às vezes sai do interior para tentar espaço em outra cidade, passa a ter motivação para ficar no campo. O projeto propõe manter vivo o interesse pela agricultura.

Assistidas pelo Centro de Convivência Martins Costa cantaram músicas brasileiras, alunos da Escola Municipal Prefeito João Gurito performaram um número de dança e crianças e adolescentes atendidas pelo CRAS fizeram uma apresentação de ballet.

O prefeito de Mendes, Jorge Henrique Costa, celebrou a parceria entre as secretarias, a Pesagro-Rio e as prefeituras locais.

— As ações feitas na capital e na região metropolitana agora chegam ao interior do estado. Aqui vai ficar o legado da estufa onde serão produzidas todas as mudas das hortas comunitárias do nosso município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *