28 de dezembro de 2025
DESTAQUENotíciasRio-EstadoRio-Governo

Governo do Estado na luta contra o calor: cariocas e turistas aprovam e aproveitam ações da megaoperação iniciada neste domingo

Iniciativa garante distribuição gratuita de água potável pela Cedae em locais de grande circulação como a orla marítima


A megaoperação deflagrada neste domingo (28/12) pelo governo do estado para combater o calor intenso garantiu a distribuição gratuita de água potável à população em locais de grande circulação e na orla das praias do Rio.  A ação, realizada por meio da Cedae, integra o conjunto de medidas adotadas para amenizar os efeitos das altas temperaturas e reforçar o cuidado com a saúde de cariocas e turistas.

– Essa megaoperação mostra a capacidade do Governo do Estado de agir de forma rápida e coordenada diante de situações extremas. Garantir água potável gratuita em pontos estratégicos é uma medida essencial para proteger a saúde das pessoas em dias de calor intenso e reforça a importância de ações preventivas que cuidam da população, acolhem quem visita o Rio de Janeiro e contribuem para a qualidade de vida – afirma o governador Cláudio Castro.

O conjunto de medidas determinadas pelo governador prevê a distribuição de 10 mil litros de água potável, por meio da Cedae, com a “Frota da Hidratação, que utiliza uma kombi, bicicletas em postos de salva-vidas, e pontos de hidratação da Secretaria de Estado de Saúde também nas 27 UPAs estaduais. As ações fazem parte de uma mobilização integrada pelas Secretarias de Defesa Civil/ Corpo de Bombeiros, Saúde e do Ambiente, além da Cedae.

Com previsão recorde de turistas no Réveillon, o Rio já está lotado de  turistas de vários estados e de muitos países, que se mostraram surpresos com a quantidade de postos de hidratação e aprovaram a medida. Frequentadores da orla elogiaram a ação e ressaltaram a contribuição direta para o bem-estar, especialmente durante atividades ao ar livre.

– Oferecer água é uma iniciativa maravilhosa para a população da cidade e para os turistas. Isso ajuda a evitar até o aumento de atendimentos nos postos de saúde – conta Georgette Moritz, médica que aproveitou a caminhada na orla de Copacabana para se hidratar.

Turistas também aprovaram a medida, apontando o serviço como um diferencial de acolhimento da cidade em períodos de grande fluxo.

– Apesar de ser amazonense, essa onda de calor aqui está muito forte. Estou visitando o Rio e achei a ação de extrema importância para todos nós – declara Glauciane Dias, turista do Amazonas.

As UPAs estaduais também se tornaram locais-chave para a distribuição de água, garantindo que até mesmo aqueles que procuram as unidades com sintomas provocados pelas altas temperaturas possam se manter hidratados.

– Aqui na UPA tem vindo muita gente beber água no posto de hidratação. Desde um juiz a banhistas saindo da praia e também muitas pessoas em situação de rua – diz Michel dos Santos, segurança da UPA de Copacabana.

– Fui pedir água num bar ainda agora porque tá calor demais e me negaram. Aqui no posto de hidratação eu consegui pegar e beber – conta Giovan da Silva, homem em situação de rua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *