Governo do Estado monitora chuvas nesta quinta-feira e emite alertas para municípios com risco
Nesta noite, foram enviados alertas para as cidades de Guapimirim, Tanguá e São Gonçalo. Sirenes também foram acionadas ao longo da tarde
O Governo do Estado monitora as chuvas que atingem diversas regiões na noite desta quinta-feira (19). A Defesa Civil Estadual emitiu, no inicio da noite, alertas de riscos de inundação para o município de Guapimirim e de chuvas intensas para Tanguá e São Gonçalo. Há registros de chuva na Capital, Baixada Fluminense, regiões Metropolitana, Serrana e Baixada Litorânea.
De tarde, foram acionadas sirenes de avisos de chuva em Magé, Duque de Caxias, Teresópolis e Cachoreiras de Macacu.
– Toda a estrutura do Governo do Estado está mobilizada para qualquer necessidade dos municípios. Nosso Comitê de Chuvas está monitorando a situação em todo o estado em tempo real e em contato com as prefeituras. Nosso compromisso máximo é garantir a segurança da população – afirma o governador Cláudio Castro.
De acordo com o Cemaden-RJ (Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais), permanecem vigentes os alertas de risco alto de deslizamentos para os municípios de Magé, São Gonçalo e Guapimirim, e os alertas de risco moderado de deslizamento para os municípios de Itaguaí, Seropédica, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Duque de Caxias, Itaboraí, Cachoeiras de Macacu, Rio Bonito, Tanguá, Rio das Ostras, Macaé e Sumidouro.
Há possibilidade de envio de novos alertas para todo o estado do Rio de Janeiro.
A temperatura máxima registrada nesta quinta-feira foi de 35,8°C em Cambuci. A umidade relativa mínima foi de 40% em Três Rios. Ventos fracos a moderados de Sul/Sudoeste.
CENÁRIO FUTURO
Céu parcialmente nublado a encoberto, com pancadas isoladas de chuva moderada a ocasionalmente forte, podendo ser acompanhadas de raios, no período da noite. A temperatura mínima prevista é de 16°C na região Serrana. São esperados ventos fracos a moderados de Sudoeste/Noroeste.
NÍVEL DE SEVERIDADE METEOROLÓGICA
MUITO ALTO na região Metropolitana; ALTO na região da Baixada Fluminense; MODERADO nas regiões Costa Verde, Capital, Baixada Litorânea, Serrana II, Norte e Noroeste.
RISCO HIDROLÓGICO
Permanece o risco hidrológico MUITO ALTO para Guapimirim, São gonçalo e Niterói e ALTO para Magé, Itaboraí, Rio de Janeiro, e Tanguá. As regiões Baixada Fluminense, Baixada Litorânea, Costa Verde, Metropolitana, Noroeste, Norte, Serrana I, Serrana II e Sul I encontram-se em risco MODERADO.
RISCO DE DESLIZAMENTO
Permanecem vigentes os alertas de risco ALTO para os municípios de Magé, São Gonçalo e Guapimirim e os alertas de risco MODERADO de deslizamento para os municípios de Itaguaí, Seropédica, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Duque de Caxias, Itaboraí, Cachoeiras de Macacu, Rio Bonito, Tanguá, Rio das Ostras, Macaé e Sumidouro. Há possibilidade de envio de novos alertas de risco MODERADO podendo chegar a ALTO para todo o estado do Rio de Janeiro.
Em caso de mudança de cenário, a Defesa Civil Estadual atualizará as informações e emitirá os alertas necessários pelas equipes de monitoramento do Cemaden-RJ.
Fiquem atentos aos informativos e alertas emitidos por nossas fontes oficiais.
Sigam o perfil defesacivil_rj para informações atualizadas.

