18 de janeiro de 2026
DESTAQUENotíciasRio-EstadoRio-Governo

Governo do Estado mantém monitoramento do Comitê Permanente de Chuvas e reforça ações preventivas

Segundo a previsão meteorológica, áreas de instabilidade, associadas ao calor e umidade, causarão pancadas de chuva moderada neste domingo (18/01)

O Governo do Estado mantém o monitoramento das condições meteorológicas por meio do Comitê Permanente de Chuvas, com atuação integrada da Defesa Civil Estadual, equipes de monitoramento do CEMDADEN-RJ, Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e outros órgãos estaduais. De acordo com o último boletim, entre 18 e 20 de janeiro há previsão de chuvas moderadas a fortes em todas as regiões, com volumes elevados e rajadas de vento entre 50 e 60 km/h, especialmente na Região Serrana.

As secretarias e órgãos estaduais estão de prontidão para comunicar os riscos e atender a população em caso de emergência. A Defesa Civil do RJ já emitiu alerta, válido até ás 00h do dia 19/01 para municípios não autônomos das regiões Serrana I, Serrana II, Metropolitana e Noroeste.

-Estamos acompanhando de perto a evolução das chuvas e atuando de forma integrada para proteger a população. Todo o aparato do Estado está mobilizado, com monitoramento permanente, alertas preventivos e equipes preparadas para agir rapidamente sempre que necessário – declarou o governador Cláudio Castro.

Segundo a previsão meteorológica, áreas de instabilidade, associadas ao calor e umidade, causarão pancadas de chuva moderada a forte neste domingo (18/01), acompanhadas de raios.

Na segunda-feira (19/01), há previsão de acumulados acima de 100mm em Magé, Guapimirim, Petrópolis, Teresópolis, Cachoeiras de Macacu, Sumidouro, Carmo, Duas Barras, Nova Friburgo, Silva Jardim e Casimiro de Abreu, além de volumes acima de 75mm em Duque de Caxias, Sapucaia, Cantagalo, Bom Jardim, Macaé e Rio das Ostras.

Outros municípios podem registrar acumulados superiores a 50mm. Em caso de emergência, ligue 199 ou 193 (ou o número da defesa civil municipal).

Ajuda humanitária

Para mitigar os impactos causados pelas chuvas, a Defesa Civil do RJ enviou neste domingo (18/01) um contêiner abastecido com 102 kits dormitórios e 102 colchões para Angra dos Reis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *