23 de janeiro de 2026
DESTAQUENotíciasRio-EstadoRio-Governo

Governo do Estado mantém alerta e monitora risco moderado de deslizamento nesta sexta-feira

 

Equipes atuam nos municípios de Itaguaí e São João de Meriti, na Baixada Fluminense, com maquinários para limpeza de rios e ruas

 

O Governo do Estado segue em estado de alerta e monitorando as condições meteorológicas em todo o território fluminense nesta sexta-feira (23/01), por meio do Comitê Permanente de Chuvas. Equipes das secretarias das Cidades e de Infraestrutura e Obras Públicas atuam com maquinários para limpeza dos rios e ruas nos municípios de Itaguaí e São João de Meriti, na Baixada Fluminense. A previsão é de chuva fraca a moderada, porém contínua.

 

– Estamos em alerta total desde o início desta semana em razão das fortes chuvas. Nossas equipes seguem de prontidão para agir imediatamente em caso de emergência. É importante ressaltar que as ações de prevenção que o Governo do Estado vem realizando em diversos municípios impediram que muitos locais registrassem alagamentos – reforçou o governador Cláudio Castro.

 

De acordo com a Defesa Civil Estadual, permanece o risco moderado de deslizamento para os municípios de Angra dos Reis, Itaguaí, Duque de Caxias, Petrópolis, Areal, Teresópolis, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Santa Maria Madalena, Duas Barras, Cordeiro, Macuco, Cantagalo, Carmo, Itaocara, Aperibé e São Sebastião do Alto.

 

Entre os equipamentos mobilizados pela Secretaria das Cidades na desobstrução e limpeza de vias públicas e redes de drenagem em Itaguaí e São João de Meriti estão: caminhões basculante trucado, pás carregadeiras, retroescavadeiras, carreta e caminhão vacol. Já a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas tem 15 equipamentos mobilizados para dar apoio ao município de Itaguaí.

 

Níveis dos rios

 

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) monitora as condições e possíveis elevações dos níveis dos rios em Niterói, São Gonçalo e Maricá. Os municípios de Italva e Santo Antônio de Pádua, no Noroeste, estão em estado de alerta. Segundo o órgão estadual, os rios Muriaé e Pomba encontram-se acima do nível normal em alguns pontos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *