Governo do Estado leva 7° edição do Agricultura Social a Morro Grande, em Araruama
O município de Araruama, na Região dos Lagos, recebeu neste sábado, 06 de setembro, a sétima edição do programa Agricultura Social. O objetivo da ação promovida é transformar cenários rurais por meio de atividades conjuntas de desenvolvimento social e agrícola. A nova etapa chegou a Morro Grande, uma comunidade essencialmente rural que fica no segundo distrito de São Vicente de Paula, contemplando mais de 500 famílias que compareceram ao evento.
O Agricultura Social é fruto de uma parceria entre as secretarias estaduais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, com execução técnica da Pesagro-Rio e apoio das prefeituras. A ação promove educação ambiental, segurança alimentar e integração social. Aproximando produtores, educadores e moradores em torno de práticas sustentáveis e colaborativas, além da entrega de uma estufa para horta comunitária.
– O Agricultura Social não é apenas um serviço pontual, ele veio para deixar um legado, uma marca. A estufa comunitária, o serviço incansável dos técnicos, tudo isso está trazendo para as comunidades atendidas resultados concretos, que só são possíveis graças a união destas duas Secretarias – destacou a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes.
Boa parte da população veio a procura de serviços como o de documentação básica. Foi o caso da professora Alessandra da Conceição Ferreira, de 45 anos, moradora da região.
– Vim buscar o documento para fazer a identidade dos meus dois filhos. Essa é uma ação muito boa, fomos super bem tratados e de forma rápida. Já tô saindo com o agendamento, tudo de graça. – elogiou a professora.
A ação também contou com exibições musicais, capoeira, além de recreação com foco em educação em direitos humanos para criançada. Além disso, contou com uma feira de pequenos produtores locais que ofereceram seus produtos.
– O município de Araruama já foi o primeiro do Brasil em produção de frutas cítricas. Pouca gente sabe, mas além de ser famoso pela lagoa, 70% da região é agrícola. Estamos trabalhando para que nosso município volte a ser uma potência agrícola – ressaltou a prefeita de Araruama, Daniela Soares.
O Agricultura Social segue agora para as cidades de Casimiro de Abreu, no dia 20 de setembro e Aperibé, em 04 de outubro.
– Cada edição do Agricultura Social reforça o nosso compromisso em aproximar o campo da cidade e valorizar a agricultura familiar. Em Araruama, não foi diferente, deixamos um legado com a implantação da horta comunitária e a conscientização sobre a importância de produzir e consumir de forma sustentável. O trabalho continua, nosso objetivo é levar o projeto em diversos municípios do estado – destacou o secretário de Agricultura, Dr. Flávio.