13 de janeiro de 2026
DESTAQUENotíciasRio-EstadoRio-Governo

Governo do Estado: Lançamento da pedra fundamental da Barreira Sabo em Nova Friburgo torna o Rio de Janeiro pioneiro na prevenção de desastres naturais

Mais de R$15 milhões serão investidos na implantação de engenharia japonesa projetada para conter deslizamentos


O Governo do Estado deu um passo inédito na prevenção de desastres naturais ao participar, nesta segunda-feira (12/01), do lançamento da pedra fundamental da primeira Barreira Sabo do Brasil. O evento ocorreu no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, em Nova Friburgo, onde foi oficializada a implantação da tecnologia japonesa de contenção de deslizamentos, que será executada pela Secretaria de Estado de Habitação de Interesse Social (Sehis), com investimento de R$ 15,2 milhões.

— Estamos dando um passo histórico na proteção da população de Nova Friburgo. A implantação da primeira Barreira Sabo do Brasil coloca o Rio de Janeiro na vanguarda da prevenção de desastres naturais, com tecnologia de ponta para reduzir os riscos de deslizamentos e garantir mais tranquilidade para quem vive em áreas vulneráveis — celebra o governador Cláudio Castro.

Financiada com recursos do Orçamento-Geral da União (OGU), provenientes do Novo PAC, a obra será executada em uma encosta do bairro Duas Pedras, na RJ-130, visando a retenção de fluxo de detritos. O secretário de Estado de Habitação de Interesse Social, Bruno Dauaire, destacou a importância da iniciativa.

— Mais do que uma obra de engenharia, a Barreira Sabo representa uma ação de cuidado com a vida das pessoas. É uma resposta concreta aos riscos que ameaçam famílias da Região Serrana, oferecendo inovação e mais segurança para os cidadãos. Nosso compromisso é aplicar a tecnologia de forma inteligente, sempre a serviço do bem-estar da população fluminense — comemorou.

Projeto SABO

O Projeto de Aprimoramento da Capacidade Técnica em Medidas Estruturais contra Movimentos Gravitacionais de Massa com Foco na Construção de Cidades Resilientes – Projeto SABO – está sendo desenvolvido graças ao acordo de cooperação técnica entre o Brasil, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e do Ministério das Cidades, e o Japão, através da Agência JICA.

Além de Nova Friburgo, o município de Teresópolis também contará com uma Barreira Sabo, ampliando a proteção da população da Região Serrana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *