7 de outubro de 2025
DESTAQUENotíciasRio-EstadoRio-Governo

Governo do Estado lança painel informativo sobre intoxicação por metanol

Rio de Janeiro tem um caso em investigação em São Pedro da Aldeia. O de Niterói foi descartado



O Governo do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), lança, nesta terça-feira (07/10), um painel público com informações sobre os casos de intoxicação por metanol. Os dados estão disponíveis no site do Monitora RJ (https://monitorar.saude.rj.gov.br/) e o objetivo é garantir a transparência das informações, contribuindo para ações de Saúde e de Segurança Pública no combate às fraudes. O sistema traz o mapeamento das notificações suspeitas, confirmadas e descartadas no estado.  
 
 
Nesta segunda-feira (6/10), a SES-RJ recebeu a primeira remessa de etanol farmacêutico, enviada pelo Ministério da Saúde. Em paralelo, a  Secretaria iniciou a compra do antídoto com o objetivo de manter um estoque e acelerar o início do tratamento de pacientes intoxicados.
 
 
– As ações mostram que o Governo está tratando esse episódio com prioridade máxima para garantir tranquilidade à população em seu momento de lazer e confraternização. Saúde, Defesa do Consumidor e Polícia Civil estão em alerta e trabalhando em conjunto, dando apoio aos municípios, e também de forma preventiva. Havendo necessidade, temos condições de oferecer tratamento rápido e eficaz – afirma o governador Cláudio Castro.
 
 
Uma das primeiras ações da Secretaria de Saúde foi a criação de uma Sala de Situação, na semana passada, para monitorar os casos e determinar as ações a serem tomadas. Dos dois casos suspeitos, um foi descartado e o outro permanece em investigação laboratorial. Trata-se de um homem morador de São Pedro da Aldeia que passa bem.
 
 
– A Secretaria seguirá monitorando as possíveis suspeitas em todo o estado e tomando medidas para assegurar o pleno acesso à saúde para cada paciente. Temos orientado os médicos da rede estadual e dos municípios para registrar esses casos em tempo oportuno e administrar o tratamento adequado. É importante tomar cuidado quanto à procedência das bebidas alcoólicas – reforça a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.
 
 
As pessoas que apresentarem visão turva, desconforto gástrico e quadros de gastrite após ingestão de álcool devem procurar a unidade de atendimento mais próxima de sua casa. A intoxicação por metanol pode causar cegueira irreversível e óbito. O Hospital Estadual Anchieta é referência no estado para receber e tratar desses pacientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *