4 de outubro de 2025
NotíciasRio-EstadoRio-Governo

Governo do Estado intensifica combate às bebidas adulteradas em operação da Polícia Civil

 
Milhares de garrafas com suspeita de falsificação já foram apreendidas e serão encaminhadas para análise


O Governo do Estado do Rio, por meio da Polícia Civil, deflagrou neste sábado (04/10) uma grande operação para combater a fabricação e o comércio de bebidas alcoólicas adulteradas e impróprias para o consumo. A ação, coordenada pela Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM), está sendo realizada na capital e na Baixada Fluminense e cumpre 21 mandados de busca e apreensão. Milhares de garrafas com suspeita de falsificação já foram apreendidas e serão encaminhadas para análise, que vai verificar possíveis irregularidades, como o uso ilegal de metanol.

– Estamos agindo com rigor para proteger a saúde da população e garantir que produtos falsificados e perigosos não cheguem aos consumidores fluminenses. A segurança e o bem-estar das pessoas são prioridades do nosso governo – afirmou o governador Cláudio Castro.

Esta é mais uma ação da DRCPIM nesta semana voltada à proteção do consumidor. Desde quarta-feira (01/10), as equipes vêm realizando fiscalizações em estabelecimentos e distribuidores de bebidas. Na primeira etapa, os agentes estiveram em um grande distribuidor em Ramos, na Zona Norte, após denúncias de clientes de um bar na Barra da Tijuca, Zona Oeste. Na sexta-feira (03/10), a operação se estendeu a bares e casas noturnas nas zonas Norte e Sul, totalizando mais de 30 estabelecimentos verificados nos últimos dias.

Durante as diligências, foram encontradas bebidas fora da validade, armazenadas em condições insalubres, além de fortes indícios de adulteração em centenas de garrafas de cerveja e destilados. Seis pessoas foram conduzidas à delegacia para prestar esclarecimentos e responderão por falsificação ou adulteração de bebidas e crimes contra as relações de consumo.

A operação integra um esforço contínuo do Governo do Estado e da Polícia Civil para garantir a saúde e segurança da população, além de reforçar o compromisso com o combate à comercialização de produtos falsificados, que causam prejuízos tanto aos consumidores quanto ao mercado formal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *