Governo do Estado inaugura segunda unidade do Café do Trabalhador em São Francisco de Itabapoana
O Governo do Estado entregou mais uma unidade do Café do Trabalhador em São Francisco do Itabapoana, no Norte Fluminense, nesta quarta-feira (28/01). O novo polo, administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, funciona em parceria com a prefeitura local e oferecerá a primeira refeição do dia por apenas R$0,50.
— O Café do Trabalhador é uma política pública simples, mas de enorme impacto social. Com apenas cinquenta centavos, garantimos dignidade, energia e mais qualidade de vida para quem sai cedo de casa para trabalhar. Nosso compromisso é ampliar cada vez mais esse programa, combatendo a fome e cuidando das pessoas — afirmou o governador Cláudio Castro.
Com a inauguração, as regiões Norte e Noroeste Fluminense passarão a abrigar 10 polos do Café do Trabalhador, sendo dois em São Francisco de Itabapoana. Os municípios de Campos do Goytacazes, Macaé, São João da Barra, Itaperuna, Santo Antônio de Pádua, São Jesus de Itabapoana e Itaocara também já contam com o programa estadual.
— Quem já passou fome na vida sabe o quanto o programa Café do Trabalhador é importante. Porque muitas vezes o trabalhador sai de casa sem se alimentar, e só consegue fazer uma refeição de qualidade na hora do jantar. E o Café, junto ao Restaurante do Povo e o RJ Alimenta têm sido fundamentais para tirar o estado do Rio de Janeiro do mapa da fome e cuidar da nutrição do povo fluminense — ressaltou Rosangela Gomes, secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
São Francisco de Itabapoana fornecerá café da manhã para até 250 pessoas, de segunda a sexta-feira, das 5h às 9h. O cardápio da refeição é composto por café ou leite quente, pão com manteiga e uma fruta, acompanhados por guardanapo, palheta descartável e sachês de açúcar ou adoçante. Os itens são armazenados em sacola plástica para o transporte seguro. A nova unidade funciona na Rua Antônio Henrique Pessanha, na Praça João Pessoa.
— Nós entendemos que o café da manhã, como primeira refeição, precisa ser bem reforçado, e o trabalhador ter essa oportunidade de alimentação, por meio do Café, é uma alegria muito grande — destacou Claudineia Rodrigues, secretária municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano.
Para quem esteve presente na inauguração, a nova unidade foi aprovada:
— Vai ajudar muito o pessoal que trabalha, que tem uma vida difícil. Vai ajudar demais! — destacou a cortadora de cana Nilda Rezende, que garantiu o café da manhã de forma totalmente gratuita na inauguração.
Sobre o Café do Trabalhador
O Café do Trabalhador está presente em 41 municípios do Rio de Janeiro, com 52 unidades funcionando em locais de grande circulação de pessoas, principalmente, terminais rodoviários. De 2021 a 2025, mais de 11 milhões cafés da manhã foram servidos por meio do programa.

