Governo do Estado inaugura mais dois polos do programa Empoderadas
Com mais de 70 polos em funcionamento, o programa Empoderadas, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, segue em expansão. Somente nesta primeira quinzena de novembro, três novas unidades foram inauguradas. A primeira em Resende, e agora duas nesta quinta-feira (09), em Duque de Caxias.

De acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP), no ano de 2022, mais de 5 mil mulheres caxienses sofreram algum tipo de agressão. Dados que colocam o município como ponto de atenção.
– A violência contra a mulher na região é algo muito sério. Só em 2022, foram registrados 2.015 casos de violência psicológica contra mulheres em Duque de Caxias. Se somarmos todos os tipos de violência, são mais de 5 mil registros. E nós, do Empoderadas, reforçamos nossa atuação na Região Metropolitana do estado, diante do triste quadro. Estamos atentos e, não por acaso, a partir de agora, com mais dois polos nossos aqui em Caxias, um número maior de mulheres terá acesso às técnicas de prevenção e enfrentamento das mais diversas formas de violência, além de uma rede de apoio multidisciplinar ampla e qualificada. É o Governo do Estado dizendo para as mulheres que elas não estão sozinha – disse a campeã mundial de jiu-jitsu Érica Paes, idealizadora e coordenadora do projeto.
Em Duque de Caxias, o Empoderadas já funciona nos polos da OAB e Casa da Mulher Caxiense. E agora as duas unidades inauguradas ficam no CIEP Euclides Cunha, onde as aulas serão ministradas às terças e quintas, e no projeto Social Faixa Preta de Jesus, com aulas às segundas e quintas. No CIEP, o ponto principal serão as aulas para alunas a partir de 13 anos, que aprenderão técnicas de defesa, e poderão realizar cursos profissionalizantes.
– Muito feliz de estar aqui inaugurando mais dois polos em Caxias. É importante estarmos aqui evoluindo e dando mais acolhimento e prevenção pra essas meninas. Estarei aqui ministrando os quatro polos de Caxias, empoderando essas mulheres, porque lugar de mulher é onde ela quiser – ressaltou a professora Celeste Alcantara, que está no programa desde 2019.
O Empoderadas
O programa Empoderadas atua na prevenção e no enfrentamento à violência contra a mulher, oferecendo acolhimento psicossocial por meio de uma equipe interdisciplinar. Hoje o programa possui 70 polos espalhados pelo Estado do Rio, fornecendo informações sobre os diferentes tipos de violência, treinamento, cursos profissionalizantes, e uma rede de apoio composta por advogadas, psicólogas e assistentes sociais.
Atualmente, são cerca de 3 mil mulheres atendidas. Na região da Baixada Fluminense, onde se concentra o maior número de casos de violência contra a mulher no estado, existem, agora, 12 polos em funcionamento. No momento são quase 2 mil alunas inscritas nessas unidades, tendo um crescimento de 220% se comparado ao ano de 2022. O Empoderadas atua também com ações sociais na região, já tendo alcançado mais de 36 mil mulheres e jovens.
Além de Duque de Caxias, o programa está presente na Baixada nas cidades de Nilópolis, Belford Roxo, Nova Iguaçu e São João de Meriti. A expectativa é abrir novas unidades nos municípios já contempladas e expandir para os que ainda não possuem polos.