Governo do Estado inaugura Café do Trabalhador em Pinheiral
Programa que oferece primeira refeição do dia a R$ 0,50 está presente em 41 cidades fluminenses
O município de Pinheiral, na região do Médio Paraíba, recebeu uma unidade do programa Café do Trabalhador, nesta quinta-feira, 04, na Praça Nilton Pena Botelho, em Bela Vista. O equipamento, inaugurado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos com a prefeitura local, oferecerá à população a primeira refeição do dia por apenas R$ 0,50.
— Eu achei excelente, inclusive, para os trabalhadores que pegam bem cedinho no serviço. Porque tem padarias e mercados que não estão abertos ainda, vai facilitar muito para eles. E para nós, moradores, também, pois o valor é condizente com a nossa realidade — falou Siderly da Silva, que garantiu o café da manhã de forma totalmente gratuita na inauguração.
Com a abertura, Pinheiral se torna o quinto município da região do Médio Paraíba a receber o Café do Trabalhador. Barra Mansa, Porto Real, Resende e Volta Redonda já contam com o equipamento de segurança alimentar do Governo do Estado.
— A expansão do Café do Trabalhador para Pinheiral reforça o compromisso deste Governo, desta Gestão, em garantir acesso à alimentação de qualidade logo no início do dia. Com esta nova unidade, ampliamos as refeições servidas diariamente por esse programa em todo território fluminense, atendendo quarenta e um municípios, e proporcionando mais conforto e segurança alimentar para o nosso povo. E não iremos parar por aí, em breve novas unidades serão inauguradas — ressaltou Anderson Coelho, chefe de Gabinete, que representou a secretária da SEDSODH, Rosangela Gomes, durante a inauguração.
Pinheiral fornecerá 250 unidades diárias de café da manhã, de segunda a sexta-feira, das 5h às 9h. Cada kit é composto por café ou leite quente, pão com manteiga e uma fruta, acompanhados por guardanapo, palheta descartável e sachês de açúcar ou adoçante. Os itens são armazenados em sacola plástica para o transporte seguro.
O Café do Trabalhador está presente em 41 municípios do Rio de Janeiro, com 51 unidades funcionando em locais de grande circulação de pessoas, principalmente, terminais rodoviários. De 2021 a 2025, 11.218.999 cafés da manhã já foram servidos por meio do programa.

