Governo do Estado inaugura Café do Trabalhador e RJ Alimenta em Teresópolis
O Governo do Estado inaugurou, nesta quinta-feira (26/02), dois importantes programas de combate à fome para os moradores de Teresópolis, na Região Serrana: uma unidade do Café do Trabalhador e outra do RJ Alimenta. Os equipamentos, que estão sob gestão da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, oferecerão à população café da manhã por apenas R$ 0,50 e quentinhas
gratuitas.

—Estamos ampliando políticas públicas que garantem dignidade e segurança alimentar para quem mais precisa. Com essas inaugurações, chegamos à marca de 56 unidades do Café do Trabalhador em funcionamento no estado e 10 do RJ Alimenta. Sem dúvidas, estamos fazendo a diferença na vida de quem não tem acesso a uma alimentação adequada – afirmou o governador Cláudio Castro.

Moradores aprovam novidade
A unidade do Café do Trabalhador está localizada na Rua Melvin Jones, s/nº, na Praça Meudon, e vai servir 250 cafés da manhã por dia, de segunda a sexta-feira, das 5h às 9h. Cada kit é composto por café ou leite quente, pão com manteiga e uma fruta, acompanhados de guardanapo, palheta descartável e sachês de açúcar ou adoçante. Esta é a 56ª unidade do programa no estado do Rio.
— Só quem já enfrentou a fome sabe o valor de iniciativas como essas. É uma grande satisfação entregar à população um café da manhã simples, mas feito com cuidado e qualidade, além de um almoço balanceado. Estamos falando de dignidade, de cuidado e de respeito com as pessoas — destacou a secretária Rosangela Gomes.
Para o mecânico José Ricardo, o Café do Trabalhador é uma garantia de um café da manhã de qualidade e a baixo custo.
— Vou estar sempre aqui para aproveitar esse café da manhã maravilhoso. É muito gratificante ter essa oportunidade de se alimentar pagando tão pouco — contou José Ricardo.
Já o RJ Alimenta está em operação na Rua Waldir Barbosa Moreira, 170, Loja 24, no bairro de Várzea. O equipamento distribuirá 1.500 refeições por dia, de segunda a domingo, divididas entre café da manhã, almoço e jantar. As quentinhas são preparadas com acompanhamento nutricional, incluindo arroz, feijão, macarrão, frango, entre outros alimentos. Esta é a primeira unidade do programa na Região Serrana e a 10ª do estado.
— Isso é muito importante. Às vezes, saio de casa sem tomar café da manhã e, se fico sem comer, meu nível de açúcar no sangue cai. Agora posso contar com o RJ Alimenta para garantir minha refeição — celebrou a dona de casa Aldenir da Silva Goulart.
Para o prefeito da cidade, os programas serão aliados fundamentais no combate à fome no município.
— Nossa prioridade é combater a fome com urgência. Por isso, antecipamos essas inaugurações. A partir de hoje, Teresópolis passa a contar com mais 1.750 refeições diárias, entre café da manhã, almoço e jantar. É um reforço importante para garantir segurança alimentar à população — destacou o prefeito de Teresópolis, Leonardo Vasconcellos.
Sobre o Café do Trabalhador e o RJ Alimenta
O Café do Trabalhador está presente em 41 municípios do Rio de Janeiro, com 56 unidades em funcionamento, instaladas em locais de grande circulação, como terminais rodoviários. O programa garante a primeira refeição do dia pelo valor simbólico de R$ 0,50.
O RJ Alimenta distribui gratuitamente café da manhã, almoço e jantar em sistema de quentinhas, atendendo mais de 10 mil pessoas por dia em todo o estado. Atualmente, o programa conta com 10 unidades: Barreira do Vasco, Manguinhos, Jacarezinho, Campos dos Goytacazes, Volta Redonda, Tanguá, Nova Iguaçu, Magé, Japeri e Teresópolis.

