9 de setembro de 2025
DESTAQUENotíciasRio-EstadoRio-Governo

Governo do Estado: Escolas estaduais contam com Inteligência Artificial na correção de simulados e redações dos estudantes para o Enem

Pela primeira vez, estudantes do Ensino Médio na rede estadual de ensino do Rio de Janeiro estão contando com a ajuda da Inteligência Artificial para se prepararem para o Enem. Por meio de uma plataforma interativa que alia tecnologia e inteligência artificial, estudantes estão tendo acesso a livros digitais, videoaulas, simulados e transmissões ao vivo. A novidade é que todas as redações (193 mil textos) e os simulados impressos aplicados em sala de aula são corrigidos por IA.


Após a realização dos simulados, a plataforma analisa individualmente as dificuldades de cada estudante, produzindo relatórios de desempenho e delineando percursos de aprendizado sob medida, otimizando a evolução dos alunos e promovendo um ensino mais efetivo e inovador para escolas públicas de ensino médio. Utilizando análise de dados, a plataforma identifica dificuldades individuais dos alunos e propõe caminhos de aprendizagem personalizados. Além disso, oferece suporte estratégico para professores, diretores e gestores escolares, promovendo um ensino mais efetivo e inovador para escolas públicas de ensino médio.

– O uso da Inteligência Artificial é um avanço nas escolas estaduais do Rio de Janeiro. Com o recurso mediado por professores da rede, os estudantes têm simulados e redações corrigidos de forma personalizada e trilhas de estudo feitas sob medida. É tecnologia e inovação a serviço do aprendizado de jovens fluminenses – disse o governador Cláudio Castro.

Como funciona o uso da IA:
A plataforma utiliza a inteligência artificial de maneira inovadora para corrigir as redações, empregando algoritmos avançados para analisar diversos aspectos do texto. Ao receber uma redação, a IA avalia aspectos como gramática, coesão textual, argumentação e adequação ao tema proposto. Essa análise identifica padrões linguísticos e características de uma redação bem elaborada.
Com base nesses critérios, a IA atribui uma pontuação ao texto, oferecendo feedback imediato ao aluno sobre o desempenho. Essa abordagem permite uma correção ágil e padronizada, garantindo uma avaliação justa e precisa das redações dos estudantes, respeitando o ritmo e as dificuldades de cada aluno.

Simulados e relatório de desempenho:
Os simulados da plataforma são projetados para replicar o formato e a estrutura do Enem. Eles abrangem todas as áreas de conhecimento: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática. Além disso, incluem questões de diferentes níveis de dificuldade, proporcionando uma preparação abrangente para os estudantes.

Já os relatórios individuais fornecem uma análise detalhada do progresso e do desempenho de cada estudante, com informações sobre erros e acertos, áreas de conhecimento em que o aluno teve melhor desempenho e áreas que precisam de mais atenção. Além disso, esses relatórios oferecem insights sobre o tempo médio gasto em cada questão e sugestões personalizadas de estudo com base nos pontos de melhoria identificados.

✅ Na plataforma, terão acesso a:
● Aulas ao vivo e banco de videoaulas;
● Trilha personalizada de estudos;
● Testes de redação impressos;
● Simulados impressos;
● Área destinada à prática da redação, incluindo correção com apoio de IA;
● Os livros digitais das quatro áreas de conhecimento do ENEM;
● Relatório de questões;
● Banco de imagens e conteúdos da Britannica Education;
● Simulador Sisu;
● Certificado individual de desempenho.

Para acessar a plataforma, basta entrar no link enem.educacao.rj.gov.br. No primeiro acesso, o estudante deve colocar sua matrícula no campo “Usuário” e repetir esse dado no campo “Senha”. Para professores e servidores, o processo é o mesmo, sendo que a identificação é o ID profissional. Assim que se logar no sistema, o usuário deverá criar uma nova senha. Além disso, as aulas são transmitidas pela TV Alerj e pelo canal da secretaria no Youtube (https://www.youtube.com/seeducrio).

Com as notas das provas, os estudantes receberão trilha personalizada de estudos na plataforma que serão configuradas após análise da IA indicando as competências que precisam ser reforçadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *