Governo do Estado: Escolas estaduais contam com Inteligência Artificial na correção de simulados e redações dos estudantes para o Enem
Após a realização dos simulados, a plataforma analisa individualmente as dificuldades de cada estudante, produzindo relatórios de desempenho e delineando percursos de aprendizado sob medida, otimizando a evolução dos alunos e promovendo um ensino mais efetivo e inovador para escolas públicas de ensino médio. Utilizando análise de dados, a plataforma identifica dificuldades individuais dos alunos e propõe caminhos de aprendizagem personalizados. Além disso, oferece suporte estratégico para professores, diretores e gestores escolares, promovendo um ensino mais efetivo e inovador para escolas públicas de ensino médio.
– O uso da Inteligência Artificial é um avanço nas escolas estaduais do Rio de Janeiro. Com o recurso mediado por professores da rede, os estudantes têm simulados e redações corrigidos de forma personalizada e trilhas de estudo feitas sob medida. É tecnologia e inovação a serviço do aprendizado de jovens fluminenses – disse o governador Cláudio Castro.
Como funciona o uso da IA:
A plataforma utiliza a inteligência artificial de maneira inovadora para corrigir as redações, empregando algoritmos avançados para analisar diversos aspectos do texto. Ao receber uma redação, a IA avalia aspectos como gramática, coesão textual, argumentação e adequação ao tema proposto. Essa análise identifica padrões linguísticos e características de uma redação bem elaborada.
Com base nesses critérios, a IA atribui uma pontuação ao texto, oferecendo feedback imediato ao aluno sobre o desempenho. Essa abordagem permite uma correção ágil e padronizada, garantindo uma avaliação justa e precisa das redações dos estudantes, respeitando o ritmo e as dificuldades de cada aluno.
Simulados e relatório de desempenho:
Os simulados da plataforma são projetados para replicar o formato e a estrutura do Enem. Eles abrangem todas as áreas de conhecimento: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática. Além disso, incluem questões de diferentes níveis de dificuldade, proporcionando uma preparação abrangente para os estudantes.
Já os relatórios individuais fornecem uma análise detalhada do progresso e do desempenho de cada estudante, com informações sobre erros e acertos, áreas de conhecimento em que o aluno teve melhor desempenho e áreas que precisam de mais atenção. Além disso, esses relatórios oferecem insights sobre o tempo médio gasto em cada questão e sugestões personalizadas de estudo com base nos pontos de melhoria identificados.
✅ Na plataforma, terão acesso a:
● Aulas ao vivo e banco de videoaulas;
● Trilha personalizada de estudos;
● Testes de redação impressos;
● Simulados impressos;
● Área destinada à prática da redação, incluindo correção com apoio de IA;
● Os livros digitais das quatro áreas de conhecimento do ENEM;
● Relatório de questões;
● Banco de imagens e conteúdos da Britannica Education;
● Simulador Sisu;
● Certificado individual de desempenho.
Para acessar a plataforma, basta entrar no link enem.educacao.rj.gov.br. No primeiro acesso, o estudante deve colocar sua matrícula no campo “Usuário” e repetir esse dado no campo “Senha”. Para professores e servidores, o processo é o mesmo, sendo que a identificação é o ID profissional. Assim que se logar no sistema, o usuário deverá criar uma nova senha. Além disso, as aulas são transmitidas pela TV Alerj e pelo canal da secretaria no Youtube (https://www.youtube.com/seeducrio).
Com as notas das provas, os estudantes receberão trilha personalizada de estudos na plataforma que serão configuradas após análise da IA indicando as competências que precisam ser reforçadas.