20 de janeiro de 2026
DESTAQUENotíciasRio-EstadoRio-Governo

Governo do Estado envia maquinário a municípios afetados pelas chuvas e segue monitorando todas as regiões

Força-tarefa conta com atuação integrada de secretarias, por meio do Comitê Permanente de Chuvas, garantindo agilidade nas respostas em todo o território fluminense  
 
Em uma força-tarefa para prevenção e mitigação de danos provocados pelas chuvas, o Governo do Estado enviou, nesta terça-feira (20.01), maquinários a municípios afetados pelo alto volume de água, como Duque de Caxias e Itaguaí. Equipes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (SEIOP) atuam com retroescavadeiras,  caminhões e outros equipamentos para desobstrução de canais e vias nas localidades. O trabalho faz parte da atuação integrada do Comitê Permanente de Chuvas, que monitora as condições meteorológicas em todo o território fluminense e agiliza respostas às regiões impactadas.


— Enviamos maquinários para os municípios afetados pelas chuvas e seguimos monitorando a situação em todo o Estado do Rio. Nossas equipes, que atuam de forma integrada por meio do Comitê Permanente de Chuvas, estão preparadas para atuar de forma ágil e evitar danos aos municípios — declarou o governador Cláudio Castro.

Em Duque de Caxias, o Inea atua nos canais de São Bento/São Elias e Farias. Além disso, técnicos monitoram o funcionamento das cinco bombas do Pôlder do Outeiro, responsáveis pelo rápido escoamento do acumulado de água em uma área potencialmente crítica. As estruturas, em funcionamento desde a noite de ontem (19.01), passaram recentemente por uma revitalização e modernização que garantiu o bom funcionamento e a diminuição de impactos negativos na cidade.

Já em Itaguaí, o Inea atua no Canal da Mangueira e na desobstrução de trecho sob a BR-101. Dentre o maquinário mobilizado para os municípios estão duas retroescavadeiras, quatro escavadeiras e 12 caminhões. A SEIOP enviou ao município 15 maquinários: oito retroescavadeiras, quatro caminhões, dois caminhões-pipa e um caminhão vácuo, que é equipado com mangueiras de alta pressão e tubos de sucção para fazer a limpeza e retirada de detritos e entulhos deixados nas ruas pelas chuvas.

– Por meio do Comitê de Chuvas, do nosso Alerta de Cheias e técnicos especializados, estamos dando respostas rápidas e eficazes às áreas mais críticas no momento. Estamos priorizando as ações emergenciais e apoiando os municípios que necessitem de intervenções – explicou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

Técnicos da SEIOP estiveram reunidos com representantes da prefeitura de Itaguaí e da Defesa Civil para definir as ações de apoio. O secretário da pasta, Uruan Andrade, monitora desde ontem os efeitos das chuvas no estado e determinou ações imediatas para ajudar os locais que precisam de apoio.

– Estamos acompanhando desde a tarde desta segunda-feira o volume de chuva no estado. Os técnicos da secretaria se reuniram com a Defesa Civil e a Prefeitura de Itaguaí para definir as ações para desobstrução e limpeza das áreas mais críticas. Seguimos atentos para atuar imediatamente para que a população tenha sua rotina normalizada o mais rápido possível – destacou o secretário Uruan Andrade.

A Secretaria de Estado das Cidades também foi acionada pela Prefeitura de Itaguaí e segue monitorando de forma permanente a situação das chuvas em todo o estado, mantendo maquinário e equipes de fiscalização, engenharia e gestão de impacto social, em prontidão para eventual acionamento pelos municípios em decorrência de ocorrências climáticas.

Corpo de Bombeiros

Até as 16h desta terça-feira, o Corpo de Bombeiros atendeu a 69 ocorrências relacionadas às chuvas. A maioria relativa a cortes de árvores e acidentes de trânsito. Das 69, 29 ocorreram na capital fluminense.

O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) acompanha, 24 horas por dia, as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos no território fluminense, enviando alertas para os municípios quando necessário.

A frente fria e o transporte de umidade do oceano continuam atuando e manterão o tempo instável, com chuva fraca a moderada, destacam-se Norte e Noroeste. Até o período da noite, podem ocorrer rajadas na Região Serrana e litoral do estado.

Neste momento, continua o risco hidrológico muito alto em Duque de Caxias e Itaguaí, e alto em Angra dos Reis, Belford Roxo, Mangaratiba, Nova Iguaçu e Petrópolis. O risco de deslizamento continua alto em Angra dos Reis, Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaguaí e Petrópolis.

Monitoramento em tempo real

Por meio do sistema Alerta de Cheias, o Inea informa as autoridades e população sobre a possibilidade de chuvas intensas e inundações graduais (cheias) que possam causar perdas humanas e materiais.

O sistema conta com uma rede de estações telemétricas e de radares meteorológicos que enviam, em tempo real, dados de chuva e do nível dos rios monitorados. Na Sala de Situação do Inea, meteorologistas e técnicos da área acompanham as condições de tempo e o nível dos rios monitorados 24 horas por dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *