Governo do Estado é destaque nacional no 1º Prêmio Brasil Sem Fome
Reconhecimento foi conquistado em duas categorias devido ao compromisso no combate à insegurança alimentar
O Governo do Estado do Rio de Janeiro foi reconhecido nacionalmente no 1º Prêmio Brasil Sem Fome, ao conquistar premiação em duas categorias por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. A cerimônia aconteceu nesta quarta-feira (17/12), em Brasília, e destacou políticas públicas e ações de referência no enfrentamento à fome e à insegurança alimentar no país.
– O reconhecimento no Prêmio Brasil Sem Fome reafirma que o Governo do Estado do Rio de Janeiro tem tratado o combate à fome como prioridade absoluta. Investimos em políticas públicas de segurança alimentar, ampliando equipamentos, garantindo refeições e levando dignidade a quem mais precisa — afirmou o governador Cláudio Castro.
Na Categoria 1 – Redução da Insegurança Alimentar e Nutricional nos Estados e no Distrito Federal _, o Rio de Janeiro ficou entre os cinco melhores do país e alcançou o 1º lugar na Região Sudeste, resultado que evidencia o impacto das iniciativas voltadas à garantia do direito humano à alimentação adequada.
Já na Categoria 2 – Bom Funcionamento das Instâncias do SISAN (Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional) – o Estado conquistou o 2º lugar no ranking nacional, reconhecimento que reforça a eficiência da gestão, a articulação intersetorial e o fortalecimento das instâncias de controle social ligadas à segurança alimentar.
Para a secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes, a premiação reflete o trabalho coletivo e o compromisso contínuo do governo estadual com a população fluminense.
— Em 2025, alcançamos a marca de 43 milhões de refeições ofertadas à população fluminense por meio dos três equipamentos de segurança alimentar e nutricional: Restaurante do Povo, Café do Trabalhador e RJ Alimenta. Ao todo, são 14 restaurantes, 51 cafés e cinco unidades do RJ Alimenta, reforçando o cinturão de combate à fome deste governo — destacou a secretária.
O superintendente de Segurança Alimentar do Estado do Rio de Janeiro, Victor Hugo, também ressaltou a importância do reconhecimento e o trabalho permanente desenvolvido no território fluminense.
– O Rio de Janeiro recebe esses prêmios com muito orgulho, mas não com o sentimento de dever cumprido. Enquanto ainda houver um cidadão em situação de fome, estaremos trabalhando para ampliar e inaugurar novos equipamentos de segurança alimentar e nutricional – afirmou.
O resultado no Prêmio Brasil Sem Fome reforça que o Rio de Janeiro tem intensificado esforços no enfrentamento à fome, por meio de políticas públicas que integram assistência social, segurança alimentar, participação social e garantia de direitos.

