10 de outubro de 2025
NotíciasRio-EstadoRio-Governo

Governo do Estado e Conselho de Assistência promovem a 15º Conferência Estadual de Assistência Social do Rio de Janeiro

Os 90 delegados eleitos irão levar as demandas de assistência social para a Conferência Nacional

O Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos realizaram, de 08 a 10 de outubro, a 15º Conferência Estadual de Assistência Social do Rio de Janeiro. O evento ocorreu no Centro de Convenções EXPO MAG, na capital fluminense.

As conferências são instâncias que têm por atribuições a avaliação da política de assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Entre os principais temas abordados estão a universalização; integração de benefícios e serviços socioassistenciais; gestão democrática e sustentabilidade financeira do sistema.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes, ressaltou a conquista no aumento do valor das emendas parlamentares e também a ampliação da escuta das demandas da sociedade civil.

– Em dez anos, conseguimos aumentar as emendas que eram no valor de R$200 milhões, em 2013, para R$2 bilhões, em 2023. Cada investimento e decisão dentro da política de assistência social, da nossa gestão, leva em conta o povo fluminense. E preciso dizer que temos desafios, mas avançamos muito.

Durante os três dias de evento foram realizadas dinâmicas nos painéis temáticos, trabalhos em grupo, debates, moções, votação de propostas e a eleição dos 90 delegados que representarão todas as regiões do Rio de Janeiro na Conferência Nacional de Brasília, em dezembro. Ainda houve a definição das deliberações finais, que irão consolidar as principais demandas da assistência social fluminense.

A presidente do Conselho Estadual de Assistência Social do Rio de Janeiro, Dulcineia de Souza Barros, classificou a conferência como um momento ímpar para a Assistência Social do estado.

– Aqui reunimos representantes dos 92 municípios, entre delegados e conselheiros, foi de suma importância para se trabalhar as deliberações e votações dos delegados e concluir debates sobre os cinco eixos, entre outras atividades. – Dulcineia ainda destacou as atividades culturais que ocorreram durante a programação – E nada como encerrar esses dias de trabalhos com as apresentações culturais. Essas crianças de Nova Iguaçu e Belford Roxo iluminaram e fortaleceram mais a sensação de pertencimento e união entre os presentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *