Governo do Estado do Rio treina delegação da Tanzânia para atuar em megaeventos
Nos últimos quatro anos, agentes da área de segurança pública e defesa civil já receberam outras 25 comitivas internacionais em busca de aperfeiçoamento
Dirigentes do Governo do Estado do Rio de Janeiro, especializados em segurança pública e defesa civil, estão treinando uma delegação da Tanzânia que está na cidade do Rio de Janeiro cumprindo uma extensa agenda de intercâmbio. A visita, que começou na última terça-feira (19/08) e se estenderá até o dia 27/08, tem como objetivo principal a troca de experiências sobre estratégias de policiamento, segurança pública e gestão integrada de grandes eventos, entre outras áreas.
A comitiva tanzaniana mira especialmente a preparação para a ‘Copa Africana de Nações 2027’ e estruturação de protocolos para lidar com o aumento do turismo. Só na atual gestão, o governo fluminense já recebeu pelo menos outras 25 comissões estrangeiras com o mesmo objetivo: Colômbia, Suíça, República Tcheca, Itália, Quebec (Canadá), Tailândia, Reino Unido, Bélgica, Benin, Dinamarca, Perak (Malásia), Liaoning, Nigéria, Moçambique, Moscou, Estados Unidos, além das chinesas Pequim, Hebei, Shanghai, Zhejang, Tianjin, Guanxi, Jinhua, Shandong e Sichuan.
– É um orgulho servir de exemplo para tantas delegações no nosso estado. Essas trocas de experiências, de aprendizado mútuo, reforçam o papel do Rio de Janeiro como referência em gestão integrada, especialmente em grandes eventos, e aumentam ainda mais a nossa responsabilidade. A cooperação internacional é fundamental para aprimorar estratégias e fortalecer laços entre nações na proteção de suas populações – destaca o governador Cláudio Castro.
O cronograma da comitiva africana, composta por 22 representantes de órgãos de segurança tanzanianos, inclui visitas a unidades especializadas da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), além de palestras, instruções práticas e acompanhamento de operações reais.
Hoje, as atividades se concentraram em instruções teóricas e práticas no Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) e no Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), incluindo o acompanhamento de um treinamento com o Batalhão de Controle de Distúrbios Civis (BTM).
Comando e Controle em Grandes Eventos: Destaques
Na terça-feira (19/08), a delegação participou da abertura oficial do evento no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). O dia foi marcado por uma série de apresentações institucionais, com destaque para palestras sobre comando e controle integrados em grandes eventos, policiamento turístico, segurança e proteção pública, além de uma visita guiada às instalações do CICC.
À noite, os visitantes acompanharam, diretamente do Estádio do Maracanã, uma operação conjunta da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, durante a partida entre Fluminense e América de Cali pela Copa Sul-Americana.
– O Estado do Rio é reconhecido mundialmente pela realização de grandes eventos: Copa do Mundo, Olimpíadas, G20, BRICS, shows da Madonna e Lady Gaga na praia de Copacabana e réveillon, por exemplo. Todos eles sem nenhuma intercorrência grave. Somos modelo para o planeta – orgulha-se o subsecretário de Relações Internacionais do Estado do Rio, Bruno Costa.
O secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, e o comandante do Batalhão de Polícia de Turismo (BPTur), tenente-coronel Wallerson Scherrer, ressaltam que a confiança das autoridades internacionais foi conquistada ao longo dos últimos anos.
– Adquirimos esse know-how com muito esforço para atender a expectativa mundial em relação aos megaeventos – destacou Nogueira.
– Em janeiro deste ano, a convite do governo tanzaniano, uma equipe nossa esteve naquele país, mostrando nossa evolução em segurança, tecnologia e infraestrutura, frutos do investimento desta gestão, da ordem de R$ 4,5 bilhões nas nossas forças de segurança – completou o tenente-coronel Scherrer.
Programação intensa
Nesta sexta-feira (22/08), a delegação visitará o Comando de Operações Especiais (COE), onde acompanhará instruções das unidades Grupamento de Ações Motociclísticas (GAM), Batalhão de Ações com Cães (BAC) e Regimento de Polícia Montada (RPMont).
Na segunda-feira (25/08), a programação se estenderá ao Quartel-General da Polícia Militar, no Centro, e visitas a pontos turísticos com foco em policiamento especializado no setor, organizadas pelo BPTur.
Já na terça-feira (26/08), os representantes tanzanianos participarão de treinamentos no Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios (BEPE), encerrando o ciclo de intercâmbio com foco na troca de experiências em segurança pública e atuação em grandes eventos.