Governo do Estado do Rio envia ajuda humanitária e maquinário para cidades afetadas pelas chuvas
Pelo menos 700 materiais de assistência serão entregues ainda hoje aos municípios
O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e de Defesa Civil, vai enviar materiais de assistência para os locais afetados pelas fortes chuvas que atingiram o estado nos últimos dias. Outras regiões já receberam pela manhã de hoje maquinários para desobstrução de vias, pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Os equipamentos já estão em funcionamento e os kits de ajuda humanitária devem ser entregues nesta segunda-feira (09).
– Seguimos atuando em parceria com as secretarias e as prefeituras para garantir a segurança e o amparo da população afetada pelas chuvas. Nós permanecemos atentos às condições climáticas e estamos de prontidão para atender os cidadãos em caso de emergência – afirma o Governador Cláudio Castro.
Ao todo, serão enviados 430 colchões, 60 Cobertores e 100 Kits Limpeza pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e 70 colchões e kits dormitórios pela Secretária de Estado de Defesa Civil à cidade de Porciúncula. Em Duque de Caxias, equipes técnicas e operacionais, além de maquinários foram enviados pelo Inea e já estão atuando no local.
Durante a tarde e a noite de ontem, sirenes chegaram a ser acionadas na região. Moradores da localidade receberam ainda alertas via SMS da Defesa Civil para risco de deslizamento. Além do município, as regiões de Bom Jardim, Cantagalo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Sumidouro e Trajano de Moraes, na Região Serrana Fluminense, também receberam alertas.
Previsão do tempo
Permanece alto o risco hidrológico para Duque de Caxias, Cardoso Moreira, São Fidélis, Aperibé, Cambuci, Itaocara, Itaperuna, Italva, Laje do Muriaé, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, Cantagalo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco e São Sebastião do Alto. As demais regiões do estado se encontram em risco moderado.
Risco de deslizamento
Permanecem as condições de risco alto de deslizamento para Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Duque de Caxias, Niterói, Rio das Ostras, Rio Bonito, São José do Vale do Rio Preto, Sapucaia e Silva Jardim e de risco moderado para todo o estado, exceto para os municípios da região Norte.

