Governo do Estado celebra 190 anos do transporte aquaviário com lançamento de um passeio turístico pela Baía de Guanabara
O Governo do Estado comemorou, nesta quinta-feira (23/10), os 190 anos do transporte aquaviário, com o lançamento de um passeio turístico pela Baía de Guanabara. A atração, que será aberta ao público no próximo dia 02 de novembro, ocorrerá sempre no primeiro domingo de cada mês. Idealizada pela Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), em parceria com o consórcio Barcas Rio, a ação de lançamento do programa contou com a presença da primeira-dama do Estado do Rio de Janeiro, Analine Castro, e ofereceu diversos serviços voltados às mulheres no entorno da estação Praça XV das barcas. A iniciativa reuniu órgãos estaduais em referência ao mês de combate e prevenção ao câncer de mama.
– É muito importante o resgate desse turismo para mostrar os encantos do Rio de Janeiro pela Baía de Guanabara, que vem passando por um processo de despoluição. Turismo é história e são 190 anos das barcas. Muitas gerações atravessaram e seguem atravessando essas águas, mantendo viva essa memória – destacou Analine Castro.
Com aproximadamente duas horas de duração, o passeio terá um trajeto de partida e chegada na estação Praça XV e percorrerá pontos como Pão de Açúcar, Cristo Redentor, Ilha Fiscal, Museu do Amanhã e o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC). O ingresso custará R$169, com meia entrada para estudantes e quem comprovar ser morador do Rio. Idosos terão direito à gratuidade.
– Vivemos a nova fase de um sistema que tem quase dois séculos de história, com um novo operador e maior controle do Estado. O resultado disso está nas inúmeras melhorias já realizadas, como redução de tarifas e o recente início da implementação da biometria facial para coibir fraudes. É tempo de celebrar toda essa trajetória e olhar para o futuro, sem medir esforços para aprimorar cada vez mais o serviço e proporcionar eficiência e segurança para os passageiros – ressaltou a secretária Priscila Sakalem.
Histórico
Em circulação desde 1835, as barcas começaram a ser operadas oficialmente pela Companhia de Navegação de Nictheroy. Ao longo do tempo, outras empresas passaram a operar, como a Empresa Fluminense (1870), que modernizou a frota, e a Cia Ferry (1877), responsável por iniciar as travessias para Paquetá.
Na década de 1960, o serviço foi estatizado com a criação do Serviço de Transporte da Baía de Guanabara (STGB), vinculado ao Ministério da Viação e Obras Públicas. Com a fusão dos estados do Rio e da Guanabara, a operação passou para o governo estadual, sob a gestão da Companhia de Navegação do Estado do Rio de Janeiro (CONERJ). A década de 1990 marcou uma nova mudança. Com a privatização da CONERJ, em 1998, a operação passou a ser gerida pelo consórcio Barcas S/A. Em 2012, o serviço passou a ser administrado pelo Grupo CCR, que permaneceu à frente da operação por mais de uma década.
Em fevereiro deste ano, o sistema começou a ser operado pelo consórcio Barcas Rio, com maior controle estadual, por meio da Setram. Desde março, após a redução da passagem nas linhas Araribóia, Cocotá, Paquetá e Charitas — proporcionando economia à população — foram registrados constantes recordes de passageiros. O quinto deles ocorreu no dia 12 de agosto, na linha Charitas, quando foi alcançada a marca de 7.699 usuários. O número representa um aumento de 75% em relação à média de usuários de 2024 e supera os 7.498 registrados em 1º de julho.
Ao longo dos oito meses dessa nova fase do sistema, diversas melhorias foram implementadas em prol dos passageiros, como a instalação de climatizadores em embarcações, a troca dos estofados da barca mais tradicional da frota e o aumento da oferta do transporte. Além disso, a biometria facial — parte das ações contínuas para aperfeiçoar o controle dos benefícios concedidos pelo Governo do Estado — já está sendo ampliada para todas as estações do sistema aquaviário.
Atividades na estação Praça XV
Com apoio das secretarias de Turismo e de Energia e Economia do Mar, a iniciativa contou com a oferta de diversos serviços para as mulheres, em frente à estação de barcas da Praça XV. O Detran proporcionou a emissão da Carteira Nacional de Identificação. Já o Programa Empoderadas levou uma equipe multidisciplinar para ações de conscientização e acolhimento, além de serviços de beleza, como maquiagem, design de sobrancelhas e massagem.
Quem precisou de informações sobre transporte escolar, matrícula e documentação de alunos foi atendido pela Secretaria de Educação, que também esteve presente no local. Também marcaram presença a Patrulha Maria da Penha, da PMERJ, e a Secretaria da Mulher, com a campanha “Não é não, respeite a decisão” e orientação sobre o uso do aplicativo Rede Mulher.
A Agetransp também compareceu com a campanha de conscientização “Respeito no Caminho”, chamando a atenção para o respeito às mulheres durante os deslocamentos no transporte público. A Secretaria de Trabalho e Renda também esteve presente, com oferta de vagas de empregos para mulheres. Além disso, mudas de plantas foram distribuídas pela Cedae.

