Governo do Estado capacita 460 alunos para o mercado de beleza e bem-estar
O Governo do Estado formou 460 alunos das primeiras turmas do curso de capacitação profissional em beleza e bem-estar. Iniciativa da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, em parceria com o Senac-RJ, o projeto Rumo Certo – Beleza em Ação tem como meta a capacitação de 1.020 moradores dos bairros de Campo Grande, Madureira e Irajá, e dos municípios de Nova Iguaçu e São João de Meriti, na Baixada Fluminense.
– Com iniciativas como essa, reafirmamos nosso compromisso de transformar a vida das pessoas por meio da qualificação profissional. Fortalecemos a economia local e, ao mesmo tempo, promovemos inclusão social ao criarmos novas oportunidades de emprego e renda para a população, garantindo que cada aluno formado possa enxergar um futuro de mais autonomia e dignidade – declarou o governador Cláudio Castro.
O projeto tem a duração de 12 meses e já formou alunos de 35 turmas, que tiveram a oportunidade de aprender, de forma 100% prática, técnicas de manicure e pedicure, cortes masculinos com máquina, maquiagem básica, alongamento de cílios e design de sobrancelha, além da participação em um workshop de tranças. No total, serão disponibilizadas 1.020 vagas, distribuídas por 60 turmas.
– Este projeto reforça o compromisso do Governo do Estado do Rio de Janeiro em promover ações de qualificação que gerem oportunidades de crescimento profissional e desenvolvimento econômico para a população fluminense – comentou o secretário de Estado de Trabalho e Renda, Felipinho Ravis.
Ravis explicou que a iniciativa faz parte da implementação de políticas de trabalho e geração de emprego e renda, para promover a inserção, reinserção e manutenção da população no mercado de trabalho. Segundo o secretário, com as habilidades adquiridas, os alunos se capacitam a atuar em estabelecimentos comerciais ou como autônomos, com potencial para empreender nas áreas de beleza e bem-estar.
Para Natalia de Souza Lima, moradora de Duque de Caxias, a oportunidade de fazer o curso de alongamento de cílios veio ao encontro de seu momento, pois estava desempregada e agora já tem uma renda extra:
– Por enquanto ainda não tenho muitos clientes, mas, com mais aperfeiçoamento, vou montar meu espaço, e, com outros cursos nessa área disponibilizados, tenho certeza de que vou conseguir – comentou.
Danubia Santos de Azevedo, de São João de Meriti, também pretende empreender com os conhecimentos obtidos no curso de maquiagem, e já pensa em fazer outro curso.
– Eu tenho interesse no curso de cílios, pois essa área da beleza está crescendo muito no mercado. É uma oportunidade incrível, pois habilita outras pessoas a entrar no mercado de trabalho, colocando em prática todos os conhecimentos obtidos, e com todas as técnicas necessárias. Gostaria de continuar fazendo parte desse projeto na área da beleza, me qualificando cada vez mais – contou ela.