Governo do Estado avança na recuperação e recapeamento de vias com a Operação Barricada Zero
As forças estaduais e municipais retornam a áreas críticas, antes com mobilidade limitada por criminosos, em comunidades do Irajá, Quitanda, Pedreira, Lagartixa, Corte Oito, Campos Elíseos, Jardim Catarina, Morro Gonçalves, Amor e Fumacê. O governador Cláudio Castro, que nesta segunda-feira (01/12) apresentou os resultados da primeira semana da operação, reforçou a importância da investida do poder público para devolver o direito de ir e vir da população.
– A união que estamos promovendo entre o Estado e os municípios é um marco para o sucesso da operação. Estamos reconstruindo vias, mas também reconstruindo a liberdade de circulação das famílias. Não vamos permitir que o crime volte a aprisionar a rotina das pessoas- afirmou o governador Claudio Castro.
Os trabalhos desta terça-feira seguem com apoio de retroescavadeiras, rompedores hidráulicos e caminhões basculantes que agilizam a liberação da circulação nas vias. No Irajá, em Jardim Catarina e nas comunidades atendidas em Duque de Caxias está sendo realizado o trabalho imediato de recuperação e recapeamento das ruas.
O Gabinete de Segurança Institucional (GSI-RJ), que coordena a operação, garante o monitoramento contínuo dos acessos das comunidades para impedir que os bloqueios retornem. O programa será expandido com base nos resultados e dados técnicos.
Desde o primeiro dia (24/11), a Operação Barricada Zero resultou na liberação de mais de 400 vias e na remoção de 2.324 toneladas de materiais como concreto, pneus, aço, madeira e pedras. Apenas nesta última segunda-feira (01/12), foram retiradas 135 toneladas de barricadas. Ao todo, 45 comunidades de sete municípios já foram beneficiadas com as ações.
Localidades com operação nesta terça-feira (02/12):
Rio de Janeiro
– Quitanda
– Pedreira
– Lagartixa
Duque de Caxias
– Corte Oito
– Campos Elíseos
São Gonçalo
– Jardim Catarina
São João de Meriti
– Morro do Gonçalves
– Amor
– Fumacê

