Governo do Estado atua em Petrópolis e na Baixada Fluminense para reduzir impactos das chuvas
Equipes de diversas secretarias estaduais atuam em apoio aos municípios mais afetados
O Governo do Rio mobilizou, desde a madrugada desta quarta-feira (17/12), equipes e máquinas em diversas regiões para conter os efeitos das fortes chuvas que atingem o estado. Sob determinação do governador Cláudio Castro, o Comitê de Chuvas foi acionado, e secretarias como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Inea (Instituto Estadual do Ambiente) trabalham em regime emergencial em apoio aos municípios mais afetados, com resgates, desobstrução de vias e operação de bombas de drenagem na Baixada Fluminense e na Região Serrana.
– Seguimos com atenção total e dando suporte aos locais mais afetados. Estou em contato direto com todas as secretarias envolvidas nessas ações emergenciais e solicitando informações constantes para que possamos realizar ações pontuais, como já vem sendo feito. Reforço o pedido para que as pessoas permaneçam em locais seguros e evitem áreas de risco. Neste momento, o mais importante é garantir a segurança de todos. Nossas equipes estão atuando de forma incansável – reforçou o governador Cláudio Castro.
De acordo com a Defesa Civil, Petrópolis, na Região Serrana, está entre as cidades mais afetadas pelas fortes chuvas. Na manhã desta quarta-feira, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a uma ocorrência de salvamento no Centro do município.
Um carro foi arrastado pela correnteza e levado para baixo de uma ponte, em um ponto próximo à Rua Visconde de Souza Franco, em frente à Rua da Feira. O veículo foi localizado sem ocupantes, e os militares seguem realizando buscas por possíveis vítimas.
Na capital, 20 passageiros foram resgatados após um ônibus ficar ilhado em um trecho alagado da Rua Camaipi, em Campo Grande, na Zona Oeste.
Máquinas e equipes atuando
O Inea mobilizou máquinas do programa Limpa Rio para atendimento emergencial nos municípios afetados pelas chuvas. Até o momento, Duque de Caxias (Calombé), Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo (Santa Teresa) e Itaguaí recebem uma escavadeira e três caminhões. Em Caxias, o apoio será reforçado ao longo do dia. Na Baixada Fluminense, o Governo do Estado também mantém em pleno funcionamento as bombas instaladas nos pólderes do Outeiro e do Pilar.
Túnel Extrasor
Em Petrópolis, o Inea atua com cerca de 40 profissionais no túnel extravasor, além de três retroescavadeiras, seis caminhões trucados, uma escavadeira hidráulica e um caminhão prancha, garantindo apoio rápido às áreas mais atingidas. O programa Limpa Rio mantém sete frentes de trabalho na cidade e, desde o início do ano, já retirou mais de 38,4 mil metros cúbicos de sedimentos de rios e córregos.
– Acionamos todos os prefeitos e o maquinário do Governo do Estado já está trabalhando na desobstrução das áreas mais afetadas e, principalmente, na proteção da vida das pessoas. Ainda há previsão de chuvas moderadas a fortes em alguns pontos, por isso é fundamental seguir as orientações da Defesa Civil e acompanhar os alertas – destacou o secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

