Governo do Brasil atua nos preparativos para a COP 30 para garantir conectividade e logística
A 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30) está chegando. Para garantir conectividade e comunicação durante o evento, o Ministério das Comunicações (MCom) e suas entidades vinculadas têm trabalhado em diversas frentes, como a doação de computadores e o atendimento às demandas de infraestrutura de telecomunicações e logística.
Nesta semana, os Correios anunciaram que estarão presentes no evento com uma estrutura de 300 m² montada no Parque da Cidade para a prestação de serviços postais e logísticos.
A estatal vai oferecer soluções de encomendas nacionais e internacionais, armazenagem de estoques, como itens de exposição, materiais de apoio, de escritório e carga seca em geral, além da entrega de itens para os diversos componentes do evento, incluindo o governo federal, delegações internacionais, expositores e fornecedores.
Vale lembrar que os Correios são o operador logístico estratégico da COP 30, graças a um Acordo de Cooperação Internacional assinado com a Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI) em 1º de julho de 2025.
Doação
Em setembro deste ano, o Ministério das Comunicações fez a doação de 30 computadores durante o 1º Encontro de Comunicadores Indígenas. Os equipamentos serão utilizados na montagem do laboratório de informática da Casa Maraká, espaço de articulação e comunicação dos povos indígenas, em preparação para a COP 30.
Desde julho, o MCom, em parceria com a Anatel, tem atuado para garantir a instalação célere e estruturada da infraestrutura de telecomunicações em Belém (PA).
Além de pontos diretamente ligados à COP 30, como o Parque da Cidade (Green e Blue Zones), o Porto do Futuro, o Mangueirão e o Mercado Ver-o-Peso, a cobertura está sendo ampliada para mais de 20 novos sites em toda a região metropolitana, proporcionando não apenas conectividade durante o evento, mas também um legado tecnológico duradouro para a população local.
Dos 15 pontos prioritários listados, 14 terão antenas permanentes, beneficiando diretamente a infraestrutura urbana e os serviços públicos. A única exceção é o Terminal do Outeiro (10-COP10), cuja estrutura será temporária, voltada especificamente para o atendimento das embarcações durante a conferência.
COP 30
A COP 30 será realizada em Belém (PA), de 10 a 21 de novembro de 2025. A expectativa é de um fluxo superior a 40 mil visitantes durante os principais dias do evento, incluindo cerca de 7 mil integrantes de equipes da ONU e delegações de países membros.