Governador Cláudio Castro anuncia equiparação histórica do RAS para inspetores penais
Medida corrige distorção antiga e garante que todos os profissionais recebam o mesmo valor pelo turno de 12 horas de serviço adicional
O governador do Rio, Cláudio Castro, anunciou, nesta terça-feira (02/12), a equiparação do Regime Adicional de Serviço (RAS) para todos os inspetores penais do sistema penitenciário. A medida corrige uma distorção antiga e garante que todos os profissionais recebam o mesmo valor pelo turno de 12 horas de serviço adicional, independentemente da classe em que se enquadram. O decreto que oficializa a mudança foi publicado ontem no Diário Oficial do Estado, em edição extra.
– Estamos trazendo uma boa notícia sobre o RAS. É uma mudança que corrige distorções antigas e valoriza quem está na linha de frente do sistema penitenciário. Agora, agentes que fazem o mesmo trabalho vão receber o mesmo valor. Seguimos firme com o compromisso de valorizar quem protege o Rio todos os dias – declarou o governador.
Antes da medida, os valores variavam entre as classes 1, 2 e 3, gerando desigualdade interna. Com a equiparação, todos os inspetores passarão a receber R$ 604,85 por turno de 12 horas. A maior mudança ocorre para a classe 3, cujo valor anterior era de R$ 333.
A secretária de Administração Penitenciária, Maria Rosa Nebel, destacou o impacto direto da medida:
– A equiparação representa reconhecimento e respeito aos nossos inspetores penais. A classe 3 terá o maior ganho, um aumento de mais de 80%. É uma medida que fortalece a categoria e valoriza quem dedica sua vida a manter o sistema funcionando com segurança.

