17 de dezembro de 2025
DESTAQUENotíciasRio-EstadoRio-Governo

Governador Cláudio Castro aciona Comitê de Chuvas devido a temporais no Estado do Rio de Janeiro

Corpo de Bombeiros realizou resgate de passageiros dentro de um ônibus alagado na capital

O governador Cláudio Castrou acionou o Comitê de Chuvas devido aos  fortes temporais que atingem o Estado do Rio de Janeiro desde a madrugada desta quarta-feira (17/12). Todas as secretarias ligadas à infraestrutura, assistência social, meio ambiente, além das forças de segurança, estão em alerta e à disposição dos municípios para auxiliar no caso de emergência.
 
–  Nosso Comitê de Chuvas monitora com total atenção o estado desde as primeiras horas desta quarta-feira. Liguei para os prefeitos do Rio, Petrópolis, Teresópolis, Resende, Mangaratiba, Seropédica, Rio Claro, Angra dos Reis e Duque de Caxias. Determinei que todas as secretarias estejam mobilizadas para apoiar as prefeituras em qualquer situação de emergência. Peço que a população evite deslocamentos desnecessários nos períodos de chuvas mais intensas – ressaltou o governador Cláudio Castro.
 
O Corpo de Bombeiros foi acionado para realizar o resgate de passageiros dentro de um ônibus alagado na capital do Rio. Desde ontem à tarde, o alerta de chuvas intensas foi acionado para todos os municípios. Em Petrópolis, houve acionamento de Sirene de Alarme. Já a capital entrou em Estágio 2, às 7h.
 
Cenário de atenção
 
Segundo a Defesa Civil, há registros de chuva forte a muito forte nas regiões Sul, Capital e Serrana, e de chuva fraca a moderada na Costa Verde, Baixada Fluminense e Metropolitana. A temperatura mínima registrada foi de 15,1°C em Petrópolis. Ventos fracos a moderados, de Sul/Sudoeste, com rajadas moderadas a fortes na Costa Verde, Sul II, Capital e Metropolitana.
 
O Cemaden-RJ (Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Rio de Janeiro) tem previsão de céu nublado a encoberto, com chuva moderada a forte, pontualmente muito forte, no estado. A temperatura máxima prevista é de 27°C nas regiões Norte e Noroeste. São esperados ventos moderados, de Sul/Sudoeste, com previsão de rajadas moderadas a fortes no litoral do estado.
 
O risco hidrológico é alto nos municípios de Angra dos Reis, Mangaratiba, Resende, Itatiaia, Itaguaí, Rio de Janeiro e Petrópolis, e moderado para as demais regiões do estado, com exceção da REDEC Baixada Litorânea. Há possibilidade de elevação do risco hidrológico para alto em todas as regiões do estado.
 
Risco de deslizamento
 
Permanece o risco alto de deslizamento em Petrópolis e Resende. Há possibilidade de elevação do risco de deslizamento para todas as regiões do estado. Em caso de mudança de cenário, a Defesa Civil Estadual atualizará as informações e emitirá os alertas pelas equipes de monitoramento do Cemaden-RJ.vernaod

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *