31 de janeiro de 2026
DESTAQUENotíciasRio-EstadoRio-Governo

Governador anuncia parceria com a Agência Dinamarquesa de Energia para impulsionar eólica offshore e transição energética no Estado do Rio

Acordo de cooperação prevê capacitações, estudos técnicos e intercâmbio de experiências para ampliar investimentos em novas matrizes energéticas
Para fortalecer o Rio de Janeiro como protagonista nas áreas de energia eólica offshore e transição energética, o governador Cláudio Castro fechará um acordo de cooperação com a Agência Dinamarquesa de Energia (DEA), do Ministério do Clima, Energia e Serviços Públicos, para ampliar os investimentos do órgão nas novas matrizes energéticas no estado fluminense. A parceria inclui capacitações, estudos técnicos e intercâmbio de ideias.

– Temos 50 anos de experiência na indústria de óleo e gás offshore. Com a parceria com a Agência Dinamarquesa de Energia, que será formalizada em breve, estamos unindo a experiência internacional da Dinamarca com a vocação e a infraestrutura que o estado já possui para avançar em novas matrizes energéticas, gerar empregos e promover um desenvolvimento sustentável – explicou Castro. 

A DEA já investe no Programa de Simbiose Industrial, iniciativa do Governo do Rio voltada à promoção da economia circular, da descarbonização e do aumento da competitividade do setor produtivo. O projeto-piloto está sendo implementado no Distrito Industrial de Santa Cruz, que reúne indústrias de diversos segmentos, com elevado potencial de troca, e é um dos maiores do Rio de Janeiro. 

A parceria fomenta a cooperação entre empresas de um mesmo território para o reaproveitamento de resíduos, subprodutos, energia, água e calor excedente, reduzindo custos, otimizando recursos naturais, estimulando novos negócios, gerando empregos verdes e promovendo o desenvolvimento industrial sustentável. 

Passo estratégico rumo à transição energética

O Governo do Estado deu um passo estratégico rumo à transição energética ao sancionar, em 8 de janeiro deste ano, a Política Estadual de Apoio à Transição Energética Offshore e ao Ordenamento Territorial Marinho. A iniciativa tem como foco o fomento à geração de energia eólica no mar, com potencial para impulsionar a economia fluminense e criar milhares de empregos qualificados.

– Em parceria com a Petrobras, temos um projeto-piloto, que avança para ser o maior do Brasil. Incentivamos a implantação de eólicas offshore para a produção de energia a partir do vento no mar.  O Rio de Janeiro tem potencial para gerar mais de 510 mil novos empregos e posicionar o Rio como um hub nacional de transição energética – destacou o governador. 

Também foi instituído  o Grupo de Trabalho Estadual de Eólica Offshore, que reúne mais de 25 instituições que representam a cadeia do setor. O grupo promove a cooperação técnica e estratégica, e trabalha no alinhamento regulatório, identificação de áreas prioritárias e organização de dados técnicos, ambientais e oceanográficos.