24 de novembro de 2025
Centro SulMunicípiosNotíciasTrês Rios

GAP 3: obras seguem em ritmo acelerado e pavimentação avança no Centro de Três Rios

A Prefeitura de Três Rios, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Habitação, segue em ritmo intenso na execução da Galeria de Drenagem de Águas Pluviais do Centro – a GAP 3. Nesta segunda-feira (24), mais um trecho fundamental da intervenção recebeu pavimentação asfáltica, marcando um novo avanço no cronograma.

A Rua Gomes Porto, no trecho entre a Igreja Matriz de São Sebastião e a Agência dos Correios, passou por todo o processo de preparação técnica, incluindo nivelamento da base e sub-base e imprimação com betume, antes da aplicação do asfalto. O objetivo é garantir durabilidade, segurança e melhor escoamento da água no local.

De acordo com a Secretaria, o ritmo das obras foi intensificado para reduzir transtornos à população durante o período chuvoso e as festividades de fim de ano, quando o fluxo de pessoas no Centro aumenta significativamente.

A construção da GAP 3 representa um investimento estrutural de grande impacto na cidade. A galeria tem como finalidade solucionar o histórico problema de alagamentos tanto na área central quanto nos bairros cortados pelo Córrego Purys. Com a nova rede de manilhamento, o córrego passa a desaguar diretamente no rio Paraíba do Sul, reduzindo riscos e ampliando a capacidade de drenagem urbana.

Outro ponto de destaque é a integração de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) ao sistema, medida que atende às diretrizes do Plano Nacional de Saneamento Básico e reforça o compromisso do município com a preservação ambiental e a proteção das águas do rio Paraíba.

O prefeito de Três Rios, Jonas Dico, destacou a importância do avanço. “Essa obra é um divisor de águas para Três Rios. Estamos resolvendo um problema que atravessou gerações e trazendo mais segurança, qualidade de vida e infraestrutura para a nossa população. A cidade está crescendo, e o nosso dever é preparar o presente pensando no futuro”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *