Furto de peça em equipamento da Light quase deixa 40 mil pessoas sem luz no Cachambi
Dispositivo permite que a empresa faça sua operação de forma remota para restabelecer o fornecimento de energia
Técnicos da Light identificaram furtos de componentes de um equipamento conhecido como religador de energia, em importantes linhas de distribuição no Cachambi, na Zona Norte do Rio. Somente em 2025, foram 15 casos de equipamentos similares vandalizados nas proximidades, sendo 11 apenas no Cachambi, totalizando um prejuízo de 500 mil reais para a empresa.
O religador é um dispositivo de segurança que permite que a Light faça a sua operação de forma remota – por meio de telecomandos enviados pelo Centro de Operação da empresa – para restabelecer o fornecimento de energia de forma rápida e segura, em casos de interrupções.
O ato de vandalismo poderia ter causado um acidente, além de curto-circuito, e a interrupção de energia para cerca de 40 mil clientes na região.
Em consequência dos repetidos casos na mesma região, a Light está reforçando o monitoramento com apoio da segurança patrimonial. Outra medida importante adotada pela concessionária tem sido o uso da concertina (foto), um tipo de cerca que protege contra o acesso indevido aos equipamentos, usada para coibir os atos de vandalismo.
Parceria com o Disque-Denúncia
Para combater esse tipo de crime, a Light mantém uma parceria com o Disque-Denúncia, incentivando a população a colaborar com informações anônimas sobre furtos e vandalismo. As denúncias podem ser feitas pelos números (21) 2253-1177 ou 0300-253-1177.

