Fraude no INSS: sistema do Dataprev apresenta instabilidade no primeiro dia de atendimento presencial a vítimas, diz ministro

O sistema da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) apresenta instabilidade nesta sexta-feira (30), primeiro dia de atendimento presencial em agências dos Correios a aposentados e pensionistas vítimas de fraudes em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A informação foi divulgada pelo advogado-geral da União, ministro Jorge Messias, durante entrevista coletiva. De acordo com Messias, o problema é nacional e pode ter sido causado por “algum tipo de ataque hacker”.

“Nos informaram que houve um pequeno problema de instabilidade, é possível que esteja tendo algum tipo de ataque de hacker, mas o DataPrev já está neste momento trabalhando e a informação que eu tenho é que o restabelecimento já está previsto para cerca de 10, 15 minutos”, afirmou Messias.

 

“Mas as equipes já estão trabalhando e vamos aqui trabalhar até o final do dia para que todos possam ser atendidos”, completou o ministro na manhã desta sexta-feira.

Segundo a assessoria dos Correios, o sistema está voltando a funcionar, mas ainda apresenta lentidão e deve ser normalizado em breve.

g1 acompanhou o primeiro dia de atendimentos em uma agência dos Correios na região central de Brasília, onde não havia filas.

Um aposentado ouvido pela reportagem não conseguiu verificar se teve desconto porque o sistema estava fora do ar. Ele foi orientado a voltar na próxima segunda-feira (2)

A ida a uma agência dos Correios é apenas uma opção adicional, principalmente para aposentados e pensionistas que não têm familiaridade com aplicativos.

Segundo o governo, como os descontos já foram suspensos e o ressarcimento ainda não começou, não é preciso correr e nem formar filas.

Atendimentos nas agências dos Correios

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem buscar atendimento presencial em 5.033 agências dos Correios. O serviço começou nesta sexta e as unidades abrangem 66% dos municípios brasileiros.

O atendimento presencial relacionado a possíveis fraudes será realizado exclusivamente nas agências dos Correios. Os postos de atendimento do INSS não participam dessa ação.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Previdência Social e os Correios, com o objetivo de oferecer suporte a quem enfrenta dificuldades com os canais digitais.

O atendimento virtual, por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135, continua disponível com os mesmos serviços.

Nas agências, os segurados poderão:

  • Verificar se houve desconto não autorizado;
  • Solicitar a contestação de cobranças;
  • Confirmar autorizações previamente dadas;
  • Acompanhar o andamento das contestações;
  • Avaliar e contestar documentos apresentados por associações;
  • Receber orientações impressas sobre como acessar os canais digitais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *