Forte chuva no Rio provoca alagamentos e prefeitura decreta estágio 2 de atenção
Volume elevado em curto período atinge principalmente a Zona Oeste. Municípios da Região Metropolitana também foram seriamente afetados
A tempestade que atingiu a cidade do Rio de Janeiro, na tarde desta terça-feira (3), provocou muitos transtornos. Com centenas de registros de alagamentos e registros de alto volume de precipitação em curto espaço de tempo, a prefeitura decretou nível de alerta em estágio 2.
Segundo dados do Sistema Alerta Rio, foi registrado mais de 25mm de chuva em apenas 30 minutos, volume suficiente para provocar alagamentos rápidos. A previsão do tempo é que a chuva forte vá até o fim da tarde, com raios e rajadas de vento.
De acordo com postagens do COR-Rio nas redes sociais, a Zona Oeste, principalmente Campo Grande, foi a área mais afetada. A Estrada Guandu do Sapê, na altura do Largo da Maçonaria, ficou alagada. Outras vias do bairro também ficaram debaixo d’água, como as ruas Ajurana, Itatitara e Acuri. As equipes da prefeitura foram acionadas para auxiliar motoristas. Foram registrados também bolsões d’água na Rua Aurélio de Figueiredo, Estrada do Cabuçu e Avenida Cesário de Melo.
Na Zona Norte, a chuva causou pontos de alagamento em Cascadura e Madureira. Houve registro de água acumulada na Avenida Ernani Cardoso, próximo à Rua Bauru, e também na Rua Conselheiro Galvão, na altura da Avenida Edgar Romero, com reflexos no trânsito.
Houve registro de chuva torrencial também no Jardim Botânico (16,2mm), Grajaú (12,6mm) e Tijuca/Muda (10mm).
Às 16h35, o COR-Rio informou que a chuva havia se dissipado, com registro de precipitação fraca nas unidade de medição.
O COR-Rio orienta moradores a evitar deslocamentos em áreas alagadas, acompanhar as atualizações oficiais e acionar os serviços de emergência em caso de necessidade. Os telefones disponíveis são 193, para o Corpo de Bombeiros, e 199, para a Defesa Civil.

