Formigas tanajuras aparecem no Rio e Região Metropolitana; caso está relacionado com reprodução, diz biólogo
Moradores de bairros do Rio de Janeiro e de Niterói, na Região Metropolitana, têm flagrado milhares de formigas tanajuras nos últimos dias. Algumas pessoas chegaram a presenciar revoadas das formigas. Outras encontraram os bichos mortos.
O biólogo Jarbas Marçal de Queiroz, que é professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) afirma que a aparição das formigas é comum nesta época do ano. Segundo ele, o meio ambiente neste período favorece o surgimento.
“Essa combinação de chuva com temperatura elevada é o período da revoada das saúvas. Então o ninho produz formigas aladas, que são as rainhas, e os machos voam. As rainhas são fecundadas e vão formar novas colônias. Elas caem no chão, cortam as asas, se livram delas e vão começar a cavar para formar novas colônias”, afirmou o biólogo.
Ele disse ainda que a farofa feita com as tanajuras não oferece risco para a saúde.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/A/p/mAwyOHQNK7xc0Q36hxOQ/bdrj-tanajura2vl.jpg)
Na Praia do Flamengo, na Zona Sul do Rio, um vídeo que circula na internet mostra a areia tomada por formigas. Garis limparam o local.
Em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, as formigas apareceram nas casas e quintais. Em Realengo, os moradores contam que viram verdadeiras revoadas.
Na Praia de Icaraí, em Niterói, na Região Metropolitana, elas também foram vistas se escondendo nas areias.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/9/h/uMobkbQrSxA2BBLS4RCA/bdrj-tanajura3.jpeg)