Força-tarefa contra a dengue vistoria mais de 2 mil imóveis em Volta Redonda
Prefeitura de Volta Redonda reforça combate ao Aedes aegypti e alerta para cuidados redobrados em dias de chuva
A Prefeitura de Volta Redonda segue intensificando as ações de prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti, por meio da força-tarefa de combate à dengue. A iniciativa teve início em dezembro do ano passado, e já percorreu cinco bairros: Sessenta, Santa Cruz, Verde Vale, Belmonte e Ponte Alta.
Até o momento, mais de 2,4 mil imóveis foram vistoriados pelos agentes de endemias da Vigilância Ambiental, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Durante as ações, as equipes percorrem os bairros realizando vistorias nas residências, orientando os moradores e distribuindo material informativo, com foco na prevenção e na eliminação da dengue.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP), a força-tarefa também realizou a retirada de 16 caminhões de materiais que podem se transformar em criadouros do mosquito.
A ação mais recente aconteceu nessa quinta-feira (22), no bairro Ponte Alta, onde os agentes vistoriaram 920 imóveis e identificaram 60 focos do mosquito Aedes aegypti.
A Prefeitura alerta que, em períodos de chuva, a atenção deve ser redobrada, já que o acúmulo de água em recipientes como garrafas, pneus, vasos de plantas e calhas facilita a proliferação do mosquito transmissor da dengue, Zika e Chikungunya.
“A orientação é que os moradores façam vistorias frequentes em suas residências, eliminem possíveis focos de água parada e colaborem com o trabalho das equipes de saúde. O combate à dengue é uma responsabilidade de todos”, ressaltou o coordenador da Vigilância Ambiental de Volta Redonda, Silmar Ferreira Gomes.
