Fluminense precisa de desempenho quase perfeito para conseguir vaga na Libertadores
Tricolor se afastou do G-6 após derrota para o Mirassol
O Fluminense sonha com uma vaga na Libertadores, mas não terá um caminho fácil. O Tricolor precisa ter um aproveitamento quase perfeito para conquistar a vaga pelo Brasileirão. Por isso, o primeiro passo é ter um bom desempenho na sequência de quatro jogos consecutivos em casa que terá pela frente.
Desde 2006, quando o Brasileirão começou a ser disputado com 20 equipes, o quarto colocado teve, em média, cerca de 65 pontos. Atualmente em sétimo lugar com 38 pontos, o Fluminense precisa conquistar 27 dos 36 em disputa. Ou seja, nove vitórias em 12 jogos.
A pontuação pode assegurar o Fluminense no G-6, mas pode deixá-lo de fora do G-4. O número mágico para garantir a vaga direta na fase de grupos da Libertadores é 69. Esta foi a maior pontuação de um quarto colocado na era dos pontos corridos. Já a menor, foi 58, do Fortaleza, em 2021.
Em sétimo lugar com 38 pontos, o Fluminense tem 30,5% de chances de garantir vaga na Libertadores, de acordo com o Departamento de Matemática da UFMG. A derrota para o Mirassol, no entanto, deixou o Tricolor a cinco pontos do G-6, com um jogo a menos.
O Fluminense terá uma sequência de quatro jogos consecutivos no Maracanã: Juventude, Vasco, Inter e Ceará, sendo este último justamente a partida atrasada, válida pela 12ª rodada. A sequência será possível em razão do acordo com o Vasco para disputar os clássicos no Maracanã em 2025 e 2026.
O Fluminense volta a campo na próxima quinta-feira (16), às 21h30 (de Brasília), contra o Juventude, no Maracanã, pela 28ª rodada do Brasileirão. O Tricolor está em sétimo lugar com 38 pontos, enquanto o time gaúcho ocupa a penúltima colocação, com 23.