Flamengo reencontra Internacional na Libertadores e carrega boas lembranças
No caminho rumo ao tetracampeonato da Libertadores, o Flamengo reencontra um velho conhecido e carrega boas lembranças para se encher de confiança. O Rubro-Negro enfrenta o Internacional, nesta quarta-feira (13), às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, pelo jogo de ida das oitavas de final, e aposta no histórico positivo para construir uma boa vantagem.
O Flamengo já enfrentou o Internacional quatro vezes na Libertadores. Na disputa mais recente, o Rubro-Negro levou a melhor no confronto das quartas de final de 2019, quando venceu por 2 a 0 no Maracanã, com dois gols de Bruno Henrique, e empatou por 1 a 1 no Beira-Rio para avançar à semifinal. Além desse duelo, também enfrentou o time gaúcho na fase de grupos de 1993, com empate por 0 a 0 e vitória por 3 a 1.
Seis anos após o último confronto, o Flamengo reencontra o Internacional, ainda com o protagonista no elenco. Bruno Henrique, no entanto, deve começar no banco de reservas. O técnico Filipe Luís, que na época jogou as duas partidas das quartas de final, pretende escalar um quarteto ofensivo com Luiz Araújo, Plata, Samuel Lino e Pedro.
Porém, os contextos dos confrontos são diferentes. Em 2019, o Flamengo ainda estava no início da era Jorge Jesus no comando. Atualmente, o técnico Filipe Luís já está consolidado no comando rubro-negro, mesmo que ainda tenha uma carreira curta como treinador. Mesmo assim, ele está pressionado por resultado, já que foi eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil.
Assim como em 2019, uma possível classificação contra o Internacional pode servir como um marco para o trabalho de Filipe Luís. O treinador tem sido alvo de críticas por causa da oscilação dos últimos jogos, mas tem respaldo da diretoria. Desde que assumiu o comando no ano passado, soma três títulos: Copa do Brasil de 2024, Supercopa do Brasil e Carioca de 2025.