Firjan e Seeduc premiam mais de 60 escolas públicas que zeraram taxa de Evasão Escolar
Com isso, quase 20 mil estudantes permaneceram estudando nos últimos dois anos. Prêmio levará gestores a uma imersão nacional e internacional
A Firjan realiza nesta segunda-feira, às 14h, em sua sede no Centro do Rio, a entrega do Prêmio Firjan SESI e SEEDUC de Combate à Evasão, dedicado a gestores de unidades escolares de todas as regiões do estado. Mais de 60 escolas estaduais zeraram a taxa de abandono escolar, impactando quase 20 mil alunos que permaneceram estudando.
A iniciativa é parte das ações desenvolvidas a partir da pesquisa “Combate à evasão no Ensino Médio: desafios e oportunidades”, realizada em 2023 pela Firjan SESI em parceria com o PNUD, que apontou que meio milhão de jovens acima de 16 anos abandonam as escolas a cada ano. Considerada uma tragédia silenciosa que amplifica desigualdades sociais e impacta a economia, a pesquisa identificou que apenas 6 em cada 10 brasileiros concluem o Ensino Médio até os 24 anos. Se essa taxa se igualasse à do Chile (93,4%) o custo evitado para o país seria de R$ 135 bilhões por ano.