Firjan: congresso técnico é um dos pontos altos do Macaé Energy 2026
Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro destaca que serão mais de 50 horas de conteúdo, distribuídas em seis painéis temáticos, oito palestras e quatro arenas com a participação de grandes empresas do mercado
O Macaé Energy 2026 começa nesta terça-feira (17/3) com a participação de mais de 60 empresas e instituições expositoras no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho e com a realização do congresso técnico, que promoverá mais de 50 horas de conteúdo, distribuídas em seis painéis temáticos, oito palestras e quatro arenas dedicadas. Com a chancela da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), a conferência está estruturada em três dias com temas alinhados aos principais eixos da indústria energética: o primeiro, com foco no segmento de óleo e seu encadeamento; o segundo, dedicado à integração energética e mercado de gás natural; e, o terceiro, voltado à demandas futuras, inovação e empregabilidade.
“O crescimento do Macaé Energy também se reflete no congresso técnico, além de agregar a área de exposição. Após receber cerca de 2 mil visitantes em 2025, esse ano já registramos mais de 6 mil inscritos consolidando a cidade de Macaé como polo estratégico de debates e decisões nos mercados de energia, de óleo e de gás no estado do Rio, com impacto direto no ambiente de negócios”, destaca a gerente geral de Petróleo, Gás, Energias e Naval da Firjan, Karine Fragoso.
O Macaé Energy ocorre de 17 a 19 de março, com o município do Norte Fluminense sediando o maior evento voltado ao mercado de energia da região. Organizado pela Firjan, realizado pela Open Brasil, com patrocínio da Prefeitura Municipal de Macaé e parceria estratégica da RedePetro-BC, o encontro tem foco na geração de negócios. Durante os três dias também serão realizadas palestras e mesas tira-dúvidas de demandantes no programa da Firjan Rede de Oportunidades para Fornecedores, com 10 empresas âncoras confirmadas. São esperados congressistas, expositores e empresários, além de profissionais do mercado e público interessado.
“O evento tem a proposta conectar empresas, executivos e fornecedores dos mercados de óleo, gás e energias em um ambiente estratégico, voltado ao networking, à geração de oportunidades e à disseminação de conteúdo técnico qualificado”, ressalta Karine.
Confira a programação geral em https://macaeenergy.com.br.
Veja a Programação Congresso:
1º dia – 17/3.
10h. Abertura Institucional. Com Luiz Césio Caetano, presidente da Firjan; Francisco Roberto de Siqueira, presidente Regional Firjan Norte Fluminense; Thadeu Paravidino, coordenador da REDEPETRO-BC; Paulo Van Der Vem, vice-presidente de Operações da Equinor; Renato Dutra, secretário nacional De Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME; Eduardo Pazuello, deputado Federal; Rodrigo Vianna, secretário de Desenvolvimento Econômico de Macaé; e Welberth Rezende, prefeito de Macaé. A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, enviará um vídeo.
11h – Palestra Petrobras, com Ilton Rossetto, gerente Executivo de Águas Profundas da Petrobras.
11h30 – Palestra Equinor – Projeto Raia: um dos maiores projetos de gás natural em desenvolvimento no Brasil, com Paulo Van Der Vem, vice-presidente de Operações da Equinor.
14h – Painel 1: Rede de Oportunidades para fornecedores (RdO) – requisitos e compras. Moderador: Felipe Siqueira, especialista de Petróleo, Gás, Energias e Naval da Firjan. Com Josiani Uliana Goncalves, Category Lead da Halliburton; Sergio dos Santos Machado, Buyer SBM Offshore; Rogerio Moreira, Comprador técnico da SBM Offshore; Gleyce Ramos Lopes, gerente de Suprimentos da TBG; Meike Thrum, Procurement & Supplier Relations da Equinor Brasil; Guilherme Rosa Gomes, gerente de Estratégia de Contratação e Planejamento da Transpetro; e Bruno Pontes Renault, gerente Setorial de Estratégia de Contratação e Soluções de Suprimentos da Transpetro.
15h30 – 17h – RdO – mesas tira-dúvidas.
15h30 – Painel 2: Campos Maduros. Moderador: Márcio Félix, presidente da ABPIP. Com Emiliano Fernandes, diretor Jurídico e Institucional da PRIO; Leonardo Caldas, diretor de Relações Institucionais da Perenco; Gabriela Ramos, gerente de Vendas Técnicas da NOV; e Francis Pereira, Enterprise Solutions Consultant for Production & Reservoir da Halliburton.
17h – Encerramento. Anfitrião: Roberto Ardenghy, presidente do IBP; e Thomas Filiponi, diretor-geral da SLB.
2º dia – 18/3.
10h30 – Boas-vindas. Com Rodrigo Vianna, secretário de Desenvolvimento Econômico de Macaé; Gualter Scheles, coordenador da Comissão Municipal de Macaé da Firjan; e
Marcelo Santos, coordenador da REDEPETRO-BC.
10h30 – Palestra de abertura. Anfitrião: Alexandre Calmon, sócio da CORSO Advogados; e Alisson Cardoso, gerente do Ativo de Processamento de Cabiúnas da Petrobras.
11h – Painel 3: O mercado de gás natural. Moderador: Eduardo Pontes, sócio fundador da Infis Consultoria. Com Daniela Santos, consultora Regulatória e Jurídica de Gás Natural do IBP; Marco Oliveira, gerente da Câmara Técnica de Energia da AGENERSA; Symone Araújo, diretora da ANP; e Marcello Weydt, diretor do Departamento de Gás Natural do MME.
14h – Painel 4: RdO para fornecedores – requisitos e compras. Moderador: Felipe Siqueira, especialista de Óleo, Gás, Energias e Naval da Firjan. Com Wellington Souza, coordenador de Suprimentos da Ocyan; Luciano Bastos Monteiro, gerente de Desempenho e Qualificação de Fornecedores Suprimento da Petrobras; e Rodrigo Coutinho Campos, coordenador de suprimentos da PRIO.
15h30 – 17h – RdO – mesas tira-dúvidas.
15h30 – Painel 5: Integração energética. Moderadora: Heloísa Borges, diretora de Estudos de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE. Com Sérgio Coelho, subsecretário Adjunto de Energia da SEENEMAR; Vinicius Patel, diretor de Administração Portuária do Porto do Açu; Janaina Ruas, diretora de Desenvolvimento de Negócios da SLB; e Isabelle Bela, gerente de Novos Negócios da Baker Hughes.
3º dia – 19/3
10h – Palestra de abertura. Com Guilherme Sargenti, gerente Geral da UN-BC da Petrobras.
11h – Painel 6: Margem equatorial e suas possibilidades. Com Antônio Batista, diretor de Investimentos da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá.
11h30 – Painel 7: Novos FPSOs. Com Lourenço Fróes, gerente Executivo de Programas Estratégicos da Petrobras.
14h – Painel 8: Empregabilidade. Moderador: Allan Mendonça, gerente de Operações da Firjan SESI SENAI; Luiza Martin, coordenadora de Atração e Gestão de Talentos da PRIO; Victor Alves; Líder de Treinamento e Desenvolvimento da Equinor; Bárbara Bezerra, diretora do Sindipetro-NF; e Danilo Garbazza, gerente de Recursos Humanos da Petrobras.
15h30 – 16h – Encerramento.
Conheça a Programação Arena:
1º dia – 17/3
13h – 18h. FACERJ convida – Arena de Economia do mar.
2º dia – 18/3
9h – 12h30. Petrobras convida: Arena de segurança em movimentação de carga.
Bloco 1 – Panorama, diretrizes e experiências:
9h – Segurança Operacional em Movimentação de Carga N2869. Com Antonio Martins Carrion Neto, engenheiro de Equipamentos da Petrobras.
9h15 – Trilha de Qualificação Profissional e a Experiência do Autonomia e Renda. Com Allan Teixeira da Cruz Mendonça, gerente de Operações do SENAI Macaé.
9h30 – A Certificação em Conformidade com a Norma N-2869. Com Maurício Ballarine, gerente de Certificação da ABENDI.
9h45 – A Certificação em Conformidade com a Norma N-2869. Com Marcela Scalco, diretora Presidente da ABRAMAN.
10h – A Certificação como Requisito na Qualificação. Com Roberto Esteves, examinador do SENAI Metalmecânico.
10h15 – Perguntas e Respostas.
Bloco 2 – Perguntas engajadoras e debate:
10h45 – 12h30 – Debate entre especialistas convidados.
14h – 18h – ONIP convida: Arena de descomissionamento.
14h – Painel 1. Abertura e moderação: Marta Lahtermaher, ONIP.
• Visão geral sobre descomissionamento: Petrobras;
• Panorama no Brasil e no mundo: Chris Hoag, SLB;
• Normas e práticas internacionais: Luciana Passos, ABS; e Jeniffer Pires, OAB/RJ;
• A questão da tributação: Otavio Laude, Receita Federal do Brasil;
• e NORM e gestão de resíduos: Daniela Rey Silva, ANSN.
16h15 – Painel 2. Abertura e moderação: João Azeredo, Sinaval.
• O desafio do descomissionamento e reciclagem: Diogo Pereira, SBM; e prof. Newton Narciso, UFF;
• Capacidade de atendimento dos portos brasileiros: Porto do Açu, Vinícius Patel;
• Parcerias e Inovações: Victor Vivas – Sr. Well Interventions Lead da Halliburton;
• Economia Circular: André Luís Guardin, Gerdau;
• Sistemas submarinos e oportunidades para a cadeia de fornecimento: Laurelana Palhano, COPPE-UFRJ;
• e Ações do governo federal no âmbito do MDIC: Sissi Alves, diretora de Novas Economias.
3º dia – 19/3
10h30 – 16h30 – HDI convida: Arena de Inovação.
16h30 – Encerramento.

