Festival Literário chega à 5ª temporada com programação gratuita em 10 cidades do interior do RJ
A Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio, foi o palco do lançamento oficial da 5ª temporada do Festival Literário Energia para Ler, nesta segunda-feira (4). O evento reuniu fazedores de cultura, secretários municipais e representantes das cidades contempladas, a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, o deputado federal Áureo Ribeiro e o presidente da Enel, Francesco Moliterni.
A cerimônia de abertura contou com apresentações da musicista e escritora Bia Bedran e dos autores Flávio Valadares e Rodrigo Lobo. Nesta edição, o Festival percorrerá mais 10 municípios fluminenses, reafirmando seu compromisso com o fortalecimento da cultura e da educação em todo o estado.
“O Energia para Ler é mais do que um festival literário. É um movimento de transformação, que promove o acesso à cultura e à leitura nos lugares mais diversos do nosso estado. A cada edição, vemos o brilho nos olhos de crianças, professores e artistas locais que têm sua arte reconhecida e celebrada. Isso nos move”, destaca Cristina Bastos, produtora do Festival.
Realizado pela Motivos Produções, o projeto é patrocinado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e pela Enel Distribuição Rio, através da Lei de Incentivo à Cultura.
“O livro é um forte aliado. Somos a capital mundial do livro e precisamos valorizar a literatura. Quando vemos o Energia para Ler lotando praças com experiências literárias, percebemos que estamos no caminho certo. Esse projeto encanta, desperta sonhos e é altamente desejado pelas cidades. Nossas crianças precisam ser oportunizadas, e esse festival chega justamente onde deve estar”, destacou a secretária Danielle Barros.
O presidente da Enel, Francesco Moliterni, também reforçou o compromisso da empresa com o incentivo à cultura:
“Nossa parceria com a Secretaria de Cultura tem sido extremamente produtiva. Acreditamos em projetos que transformam vidas, e o Energia para Ler é um deles. É uma honra patrocinar essa iniciativa. Continuaremos investindo em projetos culturais e esportivos, pois é nisso que acreditamos.”
Este ano, o tema do festival será “Vida é fazer todo sonho brilhar”, e a programação dará destaque à valorização de artistas locais, com apresentações de teatro, música, dança, artes visuais, literatura e participação de alunos das redes municipais. Também será realizado o Concurso das Artes Luzes da Cidade, com premiações em desenho, poesia e audiovisual, incluindo bicicletas, tablets e celulares.
Além disso, serão distribuídos gratuitamente cerca de 30 mil kits literários para alunos e professores das cidades participantes. O público terá acesso a uma programação ampla e gratuita, com oficinas, palestras, atividades culturais e uma biblioteca interativa com mais de 5 mil títulos disponíveis para leitura e compra.
A artista Bia Bedran, referência nacional no trabalho com o público infantil, ressaltou a importância do projeto: “O Energia para Ler de fato traz luz para crianças, jovens e adultos. Já participei antes e tenho a honra de voltar, especialmente por estarmos levando cultura para o interior. É um projeto que contagia por onde passa.”
A temporada 2025 do Festival começa no dia 12 de agosto, em São José de Ubá, e segue até o dia 14. Em seguida, o circuito literário passará por Carmo, Petrópolis, Bom Jardim, São Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena, Duas Barras, Conceição de Macabu, Cachoeiras de Macacu e Carapebus.