4 de novembro de 2025
Baixada FluminenseCulturaDESTAQUENotíciasNova Iguaçu

Festival de Artes de Nova Iguaçu encerra programação com celebração à Semana Nacional da Cultura

A terceira edição do Festival de Artes de Nova Iguaçu chega ao fim nesta quinta-feira (6), celebrando também a Semana Nacional da Cultura. O último dia de eventos vai reunir uma série de atrações artísticas na Escola Municipal Monteiro Lobato, no Centro. Ao longo de quase dois meses, o festival promoveu 55 apresentações gratuitas em escolas municipais e também em instituições, como o Centro de Ações Integradas Castorina Faria Lima (Caiesp) e o Espaço Municipal da Terceira Idade (Esmuti), e teve como principal objetivo a formação de novas plateias.

Neste último dia de eventos, as atrações começam às 8h com o espetáculo de teatro infantil “Capitão Planeta vs Capitão Sujão”. A peça, que tem caráter educativo, acontece na fictícia Nova Iguaçu City. O Capitão Planeta, um herói defensor do meio ambiente, enfrenta o Capitão Sujão, que representa a poluição e o descaso com a natureza. A trama mistura humor, ação e momentos de reflexão, mostrando como nossas atitudes afetam o planeta.

Às 11h, o Encontro de Cultura Popular apresenta a Roda de Capoeira com Mestre Keto, do Centro Cultural Iguaçu Arte Capoeira. A proposta é a vivência-espetáculo “Corpo, Som e Memória”, uma experiência artística que conecta a capoeira à sua dimensão rítmica, corporal e simbólica, com forte ênfase na relação entre música, movimento e pertencimento. Em seguida, às 14h, o Pequeno Grande Circo Brasil, do Centro Experimental de Teatro e Artes, apresenta o espetáculo “Optchá! “, com números de malabarismo, contorcionismo, palhaçaria, adágio e duo acrobático. O espetáculo cria uma narrativa visual e sonora, mesclando música ao vivo, movimentos coreografados e encenações lúdicas.

Às 15h, é a vez do Sarau Literário com a performance Slam Poetry, de Chal Enigma, mostrando o talento do improviso poético e suas infinitas possibilidades criativas. As apresentações continuam às 16h, com a LM Company, companhia de dança e o espetáculo “Amado Timóteo”, uma obra cênica que une movimento, palavra e música ao vivo.

A exposição “Cartada Humana”, de Ailton José, encerra o dia de atrações, com a performance do artista e a participação do público, numa abordagem de temas retratados como um jogo de cartas.

O III Festival de Artes de Nova Iguaçu, uma realização da Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMCULT) e da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), conta com performances de teatro, circo, artes plásticas, cinema, literatura, música, cultura tradicional e dança que reforçam os múltiplos talentos artísticos da cidade. A programação completa está em novaiguacu.rj.gov.br/fenig/festivaldeartes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *