Falha em sistema de check-in causa longas filas no Santos Dumont e Galeão
Um problema no sistema usado para fazer o check-in de passageiros causou longas filas nos aeroportos Santos Dumont e Galeão, no início da tarde desta quinta-feira (6). Passageiros enfrentaram instabilidade e até atrasos nos voos.
O RIOgaleão registrou, até o momento, 10 voos atrasados e dois cancelamentos nesta quinta-feira. A concessionária orienta que os passageiros busquem atualizações sobre as viagens junto às companhias aéreas.
A reportagem de O DIA esteve no Santos Dumont por volta das 13h e presenciou confusão na área que dá acesso ao raio-x. Muitos passageiros reclamaram da falta de informação por parte das companhias aéreas.
A oficial de náutica Viviane Aparecida de Sá Alexandre, de 46 anos, tinha um voo para Congonhas, em São Paulo, e tentou adiantar o embarque para um horário mais cedo. No entanto, foi informada pela Gol que o sistema estava fora do ar e, por isso, não seria possível antecipar.
“Eu tinha um voo marcado para as 15h40. Cheguei às 12h30, pedi para antecipar, fui ao guichê e me informaram que não poderiam fazer isso, mesmo eu sendo cliente diamante. Depois, avisaram que o meu voo havia sido cancelado e me remanejaram para outro às 16h25”, contou a passageira.
Viviane, que há 15 anos vive na ponte aérea para outros estados, disse que o movimento estava muito acima do normal. “Vi uma fila imensa no check-in e não entendi o motivo. É fora do normal aquela fila para acessar a área do raio-x”, observou.
Gol diz que serviço foi normalizado
Em nota, a Gol informou que a instabilidade foi global e aconteceu no sistema de distribuição SABRE, sendo algo “totalmente alheio ao controle da Companhia”. O sistema foi restabelecido por volta das 12h30, segundo a Gol.
“Nossas equipes atuam em todos os aeroportos para minimizar os impactos e prestar apoio aos clientes. Todos os clientes impactados por cancelamentos e atrasos estão recebendo as tratativas previstas pela resolução 400 da ANAC”, disse a companhia aérea. A empresa orienta os passageiros que procurem informações atualizadas sobre voos nos canais oficiais da Gol ou as comunicações exibidas nas salas de embarque dos aeroportos.
A reportagem tenta contato com a concessionária do Santos Dumont.

