9 de outubro de 2025
CulturaNotíciasPetrópolisRegião Serrana

Exposição apresenta obras do Prêmio Jabutizinho no Pátio Petrópolis Shopping

‘Entre livros e pincéis: as histórias que os pequenos contam’ reúne produções literárias de estudantes da rede municipal até 16 de outubro no Espaço Cultural Werneck

A exposição “Entre livros e pincéis: as histórias que os pequenos contam”, que apresenta os trabalhos finalistas do Prêmio Jabutizinho, promovido pela Prefeitura e voltado à Educação Infantil da rede municipal, está em exposição no Pátio Petrópolis Shopping. A mostra ocupa o Espaço Cultural Werneck e reúne as dez produções literárias que se destacaram na primeira edição do concurso, para incentivar o interesse pela leitura e valorizar o processo criativo das crianças.

Os livros foram produzidos por estudantes e equipes pedagógicas das unidades escolares e selecionados entre dezenas de obras inscritas. A votação popular, realizada no site da Prefeitura, contou com a participação de mais de duas mil pessoas. As três produções mais votadas foram: Esconde Esconde na Floresta, do CEI Chiquinha Rolla; Um Presente para Cada Animal, do CEI Lota Macedo de Soares; e A Ovelha Titi, da Escola Municipal Félix Van Erven de Barros.

A exposição convida o público a conhecer de perto as produções literárias criadas nas escolas municipais e o percurso pedagógico que envolve leitura, escrita e ilustração na primeira infância. A iniciativa valoriza a expressividade, a criatividade e o protagonismo infantil, fortalecendo o vínculo entre escola, família e comunidade.

“A mostra amplia o alcance do projeto e reforça a importância da leitura como parte da formação infantil. A exposição aproxima a comunidade das práticas pedagógicas e celebra o protagonismo das crianças na construção do conhecimento”, disse a secretária de Educação, Poliana Ferrarez.

A chefe do Departamento de Educação Infantil, Marcela de Castro Alves, destacou que o Jabutizinho sintetiza o trabalho conjunto das unidades da rede.

“As produções são o resultado de um percurso que envolve pesquisa, planejamento e dedicação de alunos e professores. A mostra dá continuidade a esse movimento de valorização do processo educativo”.

Horário de visitação é de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 11h às 21h.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *