Exército israelense ataca líderes do Hamas no Catar
Israel lançou vários ataques aéreos contra líderes do movimento palestino Hamas no Catar, nesta terça-feira (9), informaram as Forças Armadas israelenses e o governo catari.
“O exército e a agência de segurança interna israelense [Shin Bet] realizaram um ataque dirigido contra líderes de alto escalamento da organização terrorista Hamas”, disseram as Forças Armadas.
Um oficial militar confirmou a operação em Doha, batizada de “Cúpula de Fogo”, e que foi realizada por meio de ataques aéreos.
O gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, garantiu que a operação foi “completamente independente”, sem o envolvimento de outros países.
“A ação de hoje contra os principais líderes terroristas do Hamas foi uma operação totalmente independente de Israel”, afirmou um comunicado de seu gabinete.
“Israel iniciou, Israel executou e Israel tem total responsabilidade”, acrescentou.
Um jornalista da AFP no Catar constatou um bombardeio em um complexo usado pelo Hamas. Segundo o governo Catari, o ataque teve como alvo as residências de líderes do Hamas em Doha, chamando-o de “covarde”.
De acordo com um dirigente do Hamas em Gaza, que não quis ser identificado, a operação teve como alvo a delegação do movimento islâmico que discute “a proposta do presidente [americano] Donald Trump de cessar-fogo na Faixa de Gaza”.
Catar condena ataque
O Catar condenou o que descreveu como um bombardeio israelense “covarde” contra edifícios residenciais onde vivem membros do braço político do movimento islamista palestino Hamas.
“O Estado do Catar condena com veemência o ataque covarde israelense que teve como alvos edifícios residenciais onde vários membros do gabinete político do Hamas estão alojados na capital catari, Doha”, afirmou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, Majed al Ansari, na rede social X.