19 de dezembro de 2025
Baixada FluminenseMesquitaMunicípiosNotícias

Estudantes destaque em conferência ambiental nacional visitam gabinete executivo de Mesquita

 

Alunas da rede pública que brilharam na VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente se encontraram com o secretário municipal de Educação

 

Os estudantes de Mesquita seguem conquistando novos espaços e provando que a Educação municipal é capaz de revelar grandes talentos. Caso de Ellen Braz e Daiane Baptista, estudantes do 9º ano que representaram o município na etapa nacional da  VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), realizada entre os dias 6 e 10 de outubro, em Luiziana, Goiás. Celebrando o tamanho da conquista, as estudantes foram recebidas no gabinete executivo da prefeitura de Mesquita, em visita que aconteceu no dia 9 de dezembro.

 

Essa foi a oportunidade para que as jovens se encontrassem com o secretário municipal interino de Educação, Fábio Baiense, e contassem sobre os quatro dias de conferência. “Nunca pensei que viveria uma experiência como essa, porque foi uma troca de conhecimentos com estudantes do Brasil inteiro. Pudemos apresentar nossos projetos e aprendi muito sobre outros estados, sobre os problemas climáticos que estão acontecendo lá, as dificuldades que eles passam em geral e também conheci outras culturas”, relata Ellen, da Escola Municipal Irena Sendler, na Coreia. “Realmente, foi uma experiência inesquecível, porque estivemos com gente de outros estados, de outras culturas, discutindo temas muito interessantes e importantes para o meio ambiente”, completa Daiane, da Escola Municipal Vereador Américo dos Santos, no Banco de Areia.

 

A presença na etapa nacional da conferência só foi possível graças à apresentação dos projetos ecológicos desenvolvidos pelas duas jovens. Nomeado “Vozes das Águas: Justiça Climática e Juventudes em Defesa dos Rios de Mesquita“, o projeto elaborado por Ellen e seus colegas da Escola Municipal Irena Sendler, sob orientação da professora de Biologia Maria José Pinto, incentiva o cuidado com os rios de Mesquita. Com base nesse plano, iniciativas de conscientização ecológica foram colocadas em prática dentro e fora das salas de aula.

 

Enquanto isso, o trabalho apresentado por Daiane evidencia a importância da coleta seletiva para o bem-estar coletivo, conforme propõe seu próprio nome: “Coleta seletiva: responsabilidade de todos”. O intuito é incentivar a prática de hábitos ambientalmente sustentáveis, principalmente no que se refere à produção e ao descarte de lixo. Para isso, foram propostas ações como campanhas de conscientização e a implementação de um sistema de coleta seletiva na escola.

 

Ambos os projetos foram inscritos para a CNIJMA e selecionados para participação na etapa estadual da conferência, que aconteceu em setembro, no Centro de Estudos do Sumaré, no Centro do Rio, com a participação de 70 projetos estudantis de todo o estado. Na conclusão da fase estadual, houve mais uma seleção, que definiu os 19 trabalhos que representariam o Rio de Janeiro na conferência nacional, entre eles os de Daiane e Ellen.

 

O encontro realizado na Prefeitura de de Mesquita representou a aproximação entre o poder público e o corpo escolar do município. Estudantes e suas respectivas professoras e gestoras escolares apresentaram parte das iniciativas pedagógicas desenvolvidas nas unidades, enquanto o secretário e as demais personalidades presentes se propuseram a apresentar os planos futuros para a Educação de Mesquita.

 

Fabio Baiense revela seu entusiasmo com a conquista das jovens e projeta a implementação de estratégias que incentivem o desenvolvimento da consciência ecológica nas escolas do município. “A gente fica muito feliz pela iniciativa deles de terem se dedicado a estudar alternativas sustentáveis e a responsabilidade ambiental, que é uma pauta mundial muito importante. Esse destaque dos nossos estudantes nos enche de alegria e abre precedentes para a criação de programas que tragam o debate ambiental para as salas de aula em um nível ainda mais profundo, para que outros alunos possam se interessar também por essas práticas ambientais”, declara.


Daniele Baptista é mãe de Daiane e também esteve presente no encontro. Emocionada, ela expõe a satisfação que acompanha o sucesso da filha. “Estou muito orgulhosa. Sou fã dela. Sempre busco apoiá-lá em todos os seus objetivos. Mas, quando ela se classificou, confesso que fiquei meio apreensiva com a viagem para um lugar tão longe. E tudo correu bem. Ela curtiu muito e eu curti junto com ela, lá de casa. É uma vivência que eu nunca iria poder proporcionar e ela fez por onde, conseguiu tudo isso e ainda vai conseguir mais. Ela quer ganhar o mundo! O meu papel, então, é dar suporte para ela poder seguir na direção certa”, diz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *