26 de agosto de 2025
Baixada FluminenseDESTAQUEMesquitaMunicípiosNotícias

Estudantes de Mesquita visitam Biblioteca Parque Estadual

Durante a saída pedagógica, estudantes da Educação Infantil conferiram a mostra interativa “Jornada do Pequeno Príncipe”

No dia 20 de agosto, alunos do Infantil 3 da Escola Municipal de Educação Infantil Vereador Nilo Dias Teixeira, localizada na Chatuba, estiveram imersos no universo fantástico criado por Antoine de Saint-Exupéry ao longo da visita à exposição “Jornada do Pequeno Príncipe”, que acontece na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio de Janeiro. No passeio, 15 crianças foram apresentadas ao personagem – que encanta gerações há 82 anos.

A experiência se desenvolveu através de uma visita guiada, que narrou desde a história do autor à concepção da obra. Tudo isso enquanto os visitantes eram imersos no mundo literário do “Pequeno Príncipe”, percorrendo um cenário que dá vida aos personagens e às histórias do livro. O grande destaque foi o último ambiente da mostra: uma sala tomada por uma projeção de 360°, envolvendo os estudantes em uma atividade sensorial com cores, luzes e sons.

A saída pedagógica se deu a partir do projeto “Ocupa Nilo”, que busca ampliar os espaços de aprendizagem para além dos muros da creche, aproximando as crianças da arte, da cultura e da literatura de forma significativa. A iniciativa é alinhada ao tema gerador definido pela Secretaria Municipal de Educação para o ano letivo de 2025:  “Alfabetização e Letramento”, que entende que a formação de leitores começa muito antes do processo formal de leitura e escrita.

Jully Hana Soares é coordenadora da creche e foi também uma das responsáveis por acompanhar o grupo de estudantes na saída. A pedagoga explica o que motivou o passeio, assim como suas expectativas quanto ao impacto positivo do programa entre as crianças. “A visita à exposição do ‘Pequeno Príncipe’ foi escolhida por seu caráter lúdico, visual e interativo, capaz de encantar e provocar emoções. Ainda que as crianças da Educação Infantil estejam em fase inicial de desenvolvimento, experiências como essa podem fortalecer vínculos afetivos com a literatura, estimular a imaginação e despertar, desde cedo, o interesse pela leitura como uma prática prazerosa”, descreveu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *