14 de janeiro de 2026
ItaperunaNoroesteNotíciasNotícias 24hs

Estudantes de Medicina de Itaperuna poderão ter dupla graduação com tecnólogo em Ciência de Dados

A partir de 2026, estudantes de Medicina da Afya passam a ter a possibilidade de obter dupla diplomação ao cursar a graduação em Medicina, e, de forma simultânea e gratuita, o curso tecnólogo em Ciência de Dados e Saúde Digital.

A possibilidade de inclusão da Ciência de Dados na formação médica reflete mudanças estruturais na prática em saúde, que passa a exigir maior capacidade de interpretação de informações clínicas, uso de tecnologias digitais e compreensão de sistemas cada vez mais complexos. O avanço da inteligência artificial, a digitalização dos serviços e o crescimento exponencial do volume de dados tornaram essas competências parte do cotidiano do médico, não apenas na assistência ao paciente, mas também na pesquisa, na gestão e na organização do cuidado em saúde.

O curso superior de tecnologia em Ciência de Dados e Saúde Digital pode ser concluído em até dois anos, em paralelo à graduação em Medicina. A formação reúne disciplinas como Big Data, Inteligência Artificial, Analytics e Gestão de Tecnologias em Saúde, com foco na aplicação prática desses conhecimentos na assistência ao paciente, na pesquisa médica e na gestão dos sistemas de saúde.

Para Luiz Cláudio Pereira, diretor acadêmico de Graduação da Afya, a iniciativa fortalece a formação médica ao conectar conhecimento clínico e competências analíticas. “A ciência de dados passa a fazer parte do repertório do estudante desde a graduação, contribuindo para decisões mais qualificadas na assistência, na pesquisa e na gestão em saúde”, afirma.

A opção pela dupla graduação em Ciência de Dados está alinhada à metodologia própria adotada pela Afya em suas escolas médicas, desenvolvida a partir da combinação de referências acadêmicas e clínicas internacionais, observadas em países como Estados Unidos, Canadá e Holanda. O modelo integra vivência clínica desde o primeiro período, métodos ativos de aprendizagem, discussão de casos reais e foco na experiência do paciente, aproximando teoria e prática ao longo de toda a formação.

Essa estrutura é apoiada por centros de simulação com experiências imersivas e realísticas. A Afya é a única instituição brasileira a contar com seis centros de simulação em saúde acreditados pela Society for Simulation in Healthcare (SSH), além do uso de inteligência artificial no acompanhamento do desempenho acadêmico, o que potencializa e personaliza a formação.

A possibilidade de obter dupla graduação em Medicina e Ciência de Dados integra um conjunto de diferenciais oferecidos aos alunos da Afya. A partir deste ano, os estudantes de Medicina também terão acesso gratuito ao Afya Whitebook, solução de inteligência artificial de suporte à atuação clínica utilizada por cerca de 80% dos médicos recém-formados, além do Afya Play, plataforma multiconteúdo de apoio aos estudos. Os alunos contam ainda com descontos em cursos de pós-graduação, aprimoramento e atualização da Afya Educação Médica.

Inscrições abertas para o vestibular unificado

A dupla graduação estará disponível para estudantes que ingressarem pelo vestibular unificado da Afya. Com uma única inscrição, os candidatos podem concorrer a vagas em até três unidades de ensino diferentes, distribuídas pelo país.

O processo considera a primeira opção indicada como prioritária e, em caso de não aprovação, a mesma nota é automaticamente aproveitada para a segunda e a terceira escolhas. O exame será realizado no dia 25 de janeiro de 2026, de forma online, e as inscrições vão até o dia 21 de janeiro. Também é possível ingressar com a nota do Enem, por segunda graduação ou por transferência externa.

No Noroeste Fluminense,  a instituição está presente no município de Itaperuna, oferecendo graduação em Medicina e pós graduação médica. Ainda no estado do Rio de Janeiro, a Afya também atua por meio da Unigranrio, com campi localizados na Barra da Tijuca e em Duque de Caxias.

Sobre a Afya

A Afya, maior ecossistema de educação e soluções para a prática médica do Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior, 33 delas com cursos de Medicina e 25 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde em todas as regiões do país. São 3.753 vagas de Medicina aprovadas pelo MEC e 3.643 vagas de Medicina em operação, com mais de 24 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da Medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de Medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil e “Valor 1000” (2021, 2023, 2024 e 2025) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do Pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Mais informações em: www.afya.com.br e ir.afya.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *