Orquestra com Pretinho da Serrinha, Belo e Rachell Luz empolgou o público presente nas areias
A magia do Natal chegou oficialmente na cidade do Rio! Milhares de pessoas se reuniram na noite deste domingo (30), na Enseada de Botafogo, para a inauguração da maior árvore de Natal flutuante da capital. A festa foi marcada por um espetáculo de luzes uma série de apresentações que embalaram o público em clima natalino. A queima de fogos surpresa também encantou quem estava presente.
Às 17h30, o Coral da Marinha do Brasil abriu oficialmente o evento. Já às 19h, a Orquestra de Natal, acompanhada por Pretinho da Serrinha, Belo e Rachell Luz, assumiu o palco e animou as famílias que lotavam a areia da Praia de Botafogo, especialmente as com crianças, encantadas com a grandiosidade da árvore.
Com 80 metros de altura, equivalente a um prédio de 30 andares, a árvore é iluminada por mais de dois milhões de pontos de LED. A estrutura flutuante supera a instalada na Lagoa Rodrigo de Freitas em 2019.
“Que emoção! Orgulho em ser carioca, um espetáculo”, escreveu uma moradora da cidade ao falar sobre o momento vivido. Além das atrações musicais, que empolgaram o público, o evento ofereceu uma experiência gastronômica variada, reunindo desde restaurantes tradicionais a carrocinhas de pipoca e açaí.
O monumento ficará aceso diariamente, das 19h à meia-noite, até o dia 6 de janeiro. A visitação é gratuita.
‘Natal do Rio’
O “Natal do Rio”, como foi batizado o evento, leva a assinatura do cenógrafo Abel Gomes e teve como conceito a mata, mares e estrelas. “É uma engenharia incrível. Ela vai estar apoiada numa base de uma balsa que tem mil toneladas. Então, o peso total dessa engenharia é o equivalente a 1.800 carros populares. Ela foi construída aqui no Rio e está sendo montada em Niterói, no Estaleiro Mauá. Ela virá flutuando para cá”, explicou o cenógrafo antes da inauguração.
Esquema especial para receber visitantes
Para manter a ordem do evento, a Polícia Militar preparou um esquema especial de segurança. Ao todo, 133 policiais atuaram na região, distribuídos de forma estratégica. Equipes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) também atuaram combatendo o estacionamento irregular e os ambulantes nas imediações da Enseada de Botafogo. O efetivo da Subsecretaria de Operações (Subop) e da Coordenadoria de Controle Urbano (CCU) foi de 100 agentes neste domingo.
A Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) preparou um esquema operacional com 92 agentes para atuar em apoio à inauguração da árvore. As ações tiveram início às 14h e contaram com o emprego de 25 viaturas.
A Comlurb também montou um esquema especial de limpeza. Uma equipe com 250 garis ficou responsável pela limpeza durante todo o evento. A partir da meia-noite, começa a ser feita a limpeza pós evento com 30 garis. Os serviços incluem limpeza das pistas, gramados, calçadão, ciclovia e areia. Serão usados novamente pulverizadores com essência de eucalipto.